Conheça como eram os vegetais da nossa alimentação quando ainda eram “selvagens”

de Merelyn Cerqueira 0

Você sabia que nem sempre as frutas e legumes tiveram essa aparência que conhecemos? Elas foram “domesticadas” pelos seres humanos.

Seja por meio de alimentos geneticamente modificados (mais recentemente) ou processos naturais, saiba que essas frutas e vegetais sofreram intensas modificações de gosto e visual ao longo do tempo.

Então, na próxima vez que você for saborear uma melancia ou uma espiga de milho, considere isso: elas nem sempre tiveram essa aparência e gosto.

1 – Melancia selvagem x melancia moderna

melancia-selvagem

Em algumas obras de arte podemos ver a forma como as frutas eram retratadas, considerando a arte de Giovanni Sanchi, uma pintura do século XVII, podemos ver que a melancia era notavelmente diferente das melancias que conhecemos hoje.

O corte transversal da fruta representado na pintura demonstra que havia formas diferentes dentro dela. Ao longo do tempo, os seres humanos “aperfeiçoaram” o interior da fruta, criando um interior carnudo e bem vermelho.

Algumas pessoas podem até pensar que a melancia na pintura de Stanchi pode não estar madura ou até mesmo sem água, mas as sementes pretas na representação sugerem ao contrário: que ela era, de fato, uma fruta madura.

melancia-moderna

2 – Banana selvagem x banana moderna

banana-selvagem

O sistema de produção hibrido moderno pode ter resultado em bananas com os presentes forma e sabor. No entanto, você sabia que as primeiras bananas podem ter sido cultivadas há pelo menos 7 mil anos atrás no que hoje é considerado como a Papua Nova Guiné, além do sudeste asiático.

As bananas que conhecemos hoje vieram de duas variedades selvagens, a Musa acuminata e a Musa balbisiana, que possuíam sementes grandes e duras.

banana-moderna

3 – Cenoura selvagem x cenoura moderna

cenoura-selvagem

As primeiras cenouras conhecidas foram cultivadas no século X, na região da Pérsia e Ásia Menor e originalmente eram roxas ou brancas e de raiz fina e bifurcada. No entanto. Elas foram perdendo o pigmento roxo e acabaram ficando amarelas. Essa cenoura, de raízes brancas, de sabor forte e flores bienais, foi “domesticada” pelos produtores e se tornou o que vemos hoje: cenouras laranjas de raízes grandes.

cenoura-moderna

4 – Berinjela selvagem x berinjela moderna

berinjela-selvagem

Ao longo da história, as berinjelas já apareceram em diversas formas e cores, como branca, azul, roxa e amarela. As primeiras foram cultivadas na China e nessas versões primitivas, algumas costumavam ter espinhos no caule.

No entanto, a produção seletiva moderna se livrou dos espinhos e deu lugar ao maior, mais roxo e oblongo vegetal que você vê nas prateleiras de um supermercado.

berinjela-moderna

5 – Pêssego selvagem x pêssego moderno

pessego-selvagem

Os pêssegos costumavam ser tão pequenos e sem carne quanto as cerejas. Eles foram “domesticados” pela primeira vez em torno de 4.000 a.C., pela antiga cultura chinesa e costumavam ter um sabor terroso e salgado, semelhante ao da lentilha.

Já os pêssegos modernos, após milhares de anos, são 64 vezes maiores, 27% mais suculentos e 4% mais doces.

pessego-moderno

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência