Conheça as rodas futurísticas que podem virar para qualquer direção

de Merelyn Cerqueira 0

Caracterizadas como omnidirecionais, as rodas são compostas de cilindros que permitem girar um veículo em qualquer direção.

Para frente, para trás, para os lados, diagonal ou até mesmo em círculos, essas rodas omnidirecionais, chamadas de Airtrax Cobra podem se mover em qualquer direção se mantendo sempre paralelas ao veículo. No lugar dos convencionais pneus, são dispostos seis cilindros colocados em ângulos que permitam todos os movimentos possíveis.  

No entanto, se você está pensando que em breve poderá evitar manobrar um carro, saiba que elas não foram feitas para veículos de alta velocidade. Por enquanto, a Airtrax Cobra só é utilizada em veículos de trabalho – como empilhadeiras ou caminhões com plataforma pantográfica – que precisem ser operados em espaços planos, apertados, onde as manobras são praticamente impossíveis. Além disso, a roda deve funcionar muito bem no ramo da construção, porque o seu sistema incomum de manobras pode ser uma verdadeira “mão na roda” para os trabalhadores.

Esse conceito de veículo foi introduzido pela empresa Airtrax ainda em 2000. Até 2008 a empresa já tinha comercializado diversas unidades – bem menores que o modelo atual – até que a empresa encerrou todas as atividades por problemas financeiros. No entanto, os trabalhadores deram continuidade a esse trabalho através da Vehicle Technologies Inc., que hoje produz as rodas omnidirecionais para vários modelos de veículos. Confira a Airtrax Cobra em ação:

[ Science Dump / Vetex / Airtrax ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência