Conheça a “Porta para o Inferno”, no deserto do Turcomenistão

de Julia Moretto 0

No coração do deserto de Karakum, no Turquemenistão, existe uma cratera de fogo do tamanho de um campo de futebol que está queimando há 50 anos. Ela foi apelidada de “Porta do Inferno” – oficialmente conhecida como Cratera de Darvaz.

 

Os geólogos soviéticos estavam perfurando o local em 1971 e bateram em uma caverna repleta de gás natural que desabou e deixou um buraco com um diâmetro de 70 metros. Esse acidente formou um poço que sugou todo o equipamento de perfuração. Temendo que o buraco liberasse gases venenosos, a equipe decidiu queimá-lo. Os especialistas esperavam que o fogo consumisse todo o combustível em questão de dias, mas o gás ainda está queimando nos dias de hoje.

porta-para-o-inferno_1

As chamas geram um fulgor dourado que pode ser visto por milhas ao redor de Derweze, uma aldeia com uma população de aproximadamente 350 pessoas. Em abril de 2010, o presidente do país, Gurbanguly Berdimuhamedow, visitou o local e ordenou que o buraco fosse fechado, mas isso ainda está para acontecer.

porta-para-o-inferno_2

porta-para-o-inferno_3

Mas, como o Turcomenistão tem a quarta maior reserva de gás natural na Terra, um investimento neste local tão volátil seria de alto risco e com baixa perspectiva de retorno. Se extinguido, o gás não iria parar e seria preciso encontrar uma maneira de cobrir cada fissura, o que seria caro e ineficiente.

porta-para-o-inferno_4

porta-para-o-inferno_5

E, sem investimento, apagá-lo seria um problema. O gás natural queimando impede que seus componentes tóxicos – como o metano – atuem como gases de efeito estufa. Como a única luz e fonte de calor à noite, os animais são naturalmente atraídos para a cratera. Um exemplo, são as aranhas camelo, que seduzidas pelo seu calor, se aproximam e caem no buraco.

porta-para-o-inferno_6

porta-para-o-inferno_7

Artigo publicado originalmente em Business Insider.

[ Daily Mail / Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência