Conheça a moreia, o peixe que parece um alienígena

de Gustavo Teixera 0

O filme de 1979, “Alien” dirigido por Ridley Scott e estrelado por Sigourney Weaver, é inquestionavelmente um clássico de ficção científica e horror, em grande parte por causa de suas imagens. É improvável que o filme fosse tão lembrado, não fosse pelo design requintado do próprio alienígena titular, conhecido como “xenomorfo”.

 

Há pelo menos uma criatura aterrorizante no mundo real que possui uma semelhança misteriosa com o famoso extraterrestre fictício. À primeira vista, você não pode ver qualquer aparente semelhança. No entanto, esses peixes escondem um segredo mortal.

moreias-2

Eles podem não ter o tipo de atenção que os tubarões têm, mas as moreias são criaturas verdadeiramente temíveis: suas mandíbulas são poderosas o suficiente para cortar ossos. Para piorar as coisas, elas também têm algo chamado mandíbula faríngea. As moreias pertencem à família dos apodos, e possuem apenas nadadeiras dorsais. Elas são parecidas com serpentes, tanto na locomoção quando fisicamente. Comem peixes, moluscos, crustáceos e vivem nos recifes de corais, atacando animais marinhos que passam perto de suas tocas.

moreias

Isso significa que elas têm um conjunto adicional de mandíbulas dentro de suas gargantas. Elas capturam a presa com suas bocas primárias, depois usam sua habilidade especial para agarrar as vítimas e arrastá-las até seus esôfagos. Naturalmente, esaa característica é notavelmente semelhante à criatura no filme “Alien”. Os cientistas não descobriram esta habilidade até 2007, mas outros peixes com mandíbulas faríngeas eram conhecidos antes disso, influenciando provavelmente o diretor do filme a criar o famoso “xenomorfo”.

 

Uma vez que você vê mandíbulas faríngeas da moreia sendo usadas, é difícil não as comparar com os extraterrestres do filme. Preste atenção à moreia abaixo!

A boa notícia é que as moreias tendem a evitar os seres humanos e apenas atacam em casos de autodefesa. De qualquer maneira, ainda é muito assustador imaginar ficar perto deste peixe.

[ Boredom Therapy ] [ Fotos: Reprodução / Boredom Therapy ]

Jornal Ciência