Conheça a maior “pérola luminosa” do mundo

de Merelyn Cerqueira 0

As pérolas luminosas ainda são consideradas um mistério para o mundo ocidental e lendárias em países asiáticos. As pessoas chegam a enfrentar enormes filas apenas para tocá-las. A maior delas já registrada, no entanto, está localizada na província de Hainan, na China, segundo informações da Oddity Central.

Ao que se sabe, tais joias são referidas como Yemengzhu, e acredita-se que adorá-las pode trazer boa sorte. Ao longo dos séculos, elas foram parte de uma série de lendas chinesas, e as pessoas associam seu toque à fortuna e prosperidade. Esses mitos são bem comuns em países tradicionais como a China, mas, o que faz dessa pedra gigante especial tem pouco a ver com as lendas locais

maior-perola-do-mundo_2

As pérolas luminosas são verdadeiras maravilhas do mundo mineral. A pedra em questão, capaz de brilhar no escuro, é tão rara que a geologia ocidental sequer reconhece sua existência. A primeira delas foi descoberta em 1982, em uma mina de tungstênio, em Guangdong, China. Desde então, outros depósitos foram descobertos, tendo o maior deles 6 toneladas e 1,6 metro de diâmetro.

maior-perola-do-mundo_3

maior-perola-do-mundo_4

Quando foi descoberto, ainda possuía um formato irregular, até que foi moído sob a forma de uma esfera. O processo levou cerca de três anos para ser concluído, devido à natureza resistente do material, de dureza semelhante ao dos diamantes.

A maior pérola luminosa do mundo foi avaliada pela última vez em 2,2 bilhões de yuanes, algo em torno de 1,05 bilhão de reais.

[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / Oddity Central ]

Jornal Ciência