Como seria o aspecto da sua mão se ela ficasse 10 dias embaixo d’água?

de Merelyn Cerqueira 0

Você certamente já notou como suas mãos ficam enrugadas após alguns minutos dentro d’água.

Agora, será que você já considerou o que acontece se essa exposição durar 10 dias? Um mergulhador chamado Tim Yarrow, 30 anos, resolveu descobrir isso e em novembro de 2002 mergulhou em uma piscina localizada dentro de um shopping sul-africano onde ficou submerso por 240 horas.

Neste processo, o mergulhador ainda conseguiu estabelecer um recorde mundial, que à época pertencia ao britânico Michael Stephens, que ficou 212 horas e 30 minutos embaixo d’água. Yarrow também conquistou uma honraria não-oficial, como uma das maiores cobaias humanas de todos os tempos, pelo “Outrageous Acts Of Science” (Atos Ultrajantes da Ciência), uma série da Science Channel. Para ficar submerso por tanto tempo, ele enfrentou muitos desafios, incluindo os que envolviam respirar, comer e lidar com as necessidades fisiológicas. Ele lidou com a questão da alimentação comendo uma dieta pobre em fibras, e fazia isso por meio de um tubo anexado a um cateter, que também o ajudava a eliminar os resíduos de seu corpo. A respiração, no entanto, foi providenciada por equipamentos de mergulho que lhe forneciam oxigênio.

A mudança mais surpreendente de seu corpo era a aparência das mãos, extremamente enrugadas, um efeito que ocorre devido ao excesso de tecido da pele que existe nas mãos e pés, de acordo com a bióloga Carin Bondar. “A pele em nossas mãos e pés tende a ficar grossa. Temos camadas extras de pele morta neles, porque são muito utilizados”, disse ela no vídeo do experimento.

Eu deveria pensar no que aconteceria a longo prazo, se ele ficasse sob a água por um tempo extraordinariamente longo, a pele iria se desfazer”, disse. “Provavelmente, iria encher de bolhas, o que iria deixá-lo realmente exposto a infecções. Particularmente naquela água ele poderia ficar muito doente”.

10-dias-em-baixo-dagua_01

Apesar dos riscos, e segundo informações da Huffington Post, Yarrow não relatou lesões graves associadas ao experimento, que você pode conferir abaixo.

[ Huffington Post ] [ Fotos: Reprodução / YouTube ]

Jornal Ciência