Comida popular da Tailândia pode estar associada a altos índices de câncer

de Julia Moretto 0

Pense em uma comida típica irresistível da sua cidade. Agora imagine que pesquisadores descobrem que ela é mortal!

Pois é, foi isso que acontecei na Tailândia depois que um médico iniciou uma campanha contra um prato conhecido como koi pla.

Segundo ele, o consumo do alimento está associado ao desenvolvimento de um câncer chamado colangiocarcinoma, que afeta os dutos que transportam bílis pelo fígado.

Oliver revelou que o prato é feito com a carne crua de um peixe local chamado khon kaen, especiarias, ervas e suco de limão. O pedido é consumido por milhares de pessoas, principalmente em Isaan, região periférica da Tailândia.

Doença

comida-na-tailandia_1
Opisthorchis viverrini, parasita que aumenta a predisposição de uma pessoa desenvolver colangiocarcinoma

Os especialistas veem colangiocarcinoma como uma forma rara de câncer. De acordo com pesquisas, Isaan possui a maior incidência desse tipo de câncer no mundo e cerca de 20 mil tailandeses morrem deste problema por ano.

As estatísticas também mostraram que o colangiocarcinoma aparece em 50% de todos os casos de câncer diagnosticados em homens em Isaan.

Desinformação

comida-na-tailandia_2

Narong Khuntikeo foi o médico que começou a campanha e seu objetivo alertar sobre a carne crua do peixe khon kaen que, no caso de Isaan, é pescado na região de Mekong – local em que as águas se tornaram lar de parasitas (da espécie Opisthorchis viverrini) que causam o câncer.

Há quatro anos Khuntikeo realizou um trabalho analisando toda a região com máquinas de ultrassonografia e kits para testes de urina.

Os resultados mostraram que em algumas comunidades, até 80% da população havia ingerido o parasita, e que um terço dos moradores tinham sintomas de problemas hepáticos.

Isso ocorre porque como o prato é típico, a população acaba acumulando uma grande quantidade desses seres no organismo, levando ao desenvolvimento de colangiocarcinoma. Como a maioria das mortes ocorre em pessoas idosas e repentinamente, as pessoas não associavam o alimento com as mortes.

Solução

A solução para o problema seria cozinhar o peixe antes de incluí-lo na receita. Para ajudar a população, o médico está alertando sobre os perigos do consumo da carne crua.

Fonte: The Guardian Fotos: Reprodução / The Guardian

Jornal Ciência