Com câncer de pele e grávida de gêmeos, mulher decide adiar o tratamento para salvar os bebês

de Julia Moretto 0

Quando Danielle Dick começou a ter dores de cabeça intensas, acreditou ser decorrente de sua gravidez de gêmeos. Mas os sintomas pioraram, e ela passou a ter dificuldades de fala.

Grávida de 17 semanas, ela foi levada para um hospital em Goddard, em Kansas, onde os médicos descobriram que ela sofria de um câncer de melanoma metastático no estágio 4.

Além disso, a mulher de 31 anos tinha massas em seu cérebro e parede abdominal. Sua taxa de sobrevivência era inferior a 20%.

No entanto, Danielle decidiu adiar seu tratamento para que seus bebês possam nascer com 29 semanas. Os médicos acreditam que o câncer de melanoma de Danielle foi causado por uma verruga que foi removida em 2011.

mulher-cancer-de-pele_1

Seu marido, Tyler, notou uma anormalidade nas costas de Danielle em 2010, mas um dermatologista disse que seu diagnóstico era benigno após uma biópsia.

No entanto, a pinta cresceu levando o casal a buscar uma segunda opinião. Desta vez, a biópsia confirmou que era melanoma, e uma cirurgia foi realizada para livrar Danielle do câncer no final de 2011.

Após a operação e os exames bianuais no dermatologista, Danielle foi considerada sem câncer após cinco anos. Em 2015 ela engravidou e teve Taylor, um bebê saudável. A pequena família ficou muito feliz quando soube que Danielle estava grávida novamente, desta vez de gêmeos em dezembro de 2016. Foi apenas em abril deste ano que Danielle percebeu que o melanoma havia retornado – no cérebro e no estômago.

mulher-cancer-de-pele_2

Danielle realizou algumas operações para combater o câncer, mas adiou o resto de seus tratamentos para garantir a segurança de seus gêmeos. Ela fez uma cirurgia no dia 1 de maio para remover três massas localizadas em seu cérebro e uma segunda cirurgia em 4 de maio para remover duas massas em sua parede abdominal.

Todas as massas foram descobertas serem melanomas, o mesmo câncer que a mancha original que foi removida. 

Nas primeiras semanas de junho, Danielle recebeu radiação nos locais onde os cirurgiões removeram suas massas cerebrais. Varreduras adicionais de ressonância magnética revelaram que o câncer se espalhou para outras partes do corpo, mas ela não pôde ser medicada enquanto grávida.

mulher-cancer-de-pele_3

“A maioria dos medicamentos contra o câncer estão entre aqueles que você não pode tomar durante a gravidez”, disse ela. Após nascerem, os bebês passarão alguns meses em observação e cada placenta será testada quanto ao melanoma já que em casos raros, o câncer pode se espalhar para os bebês.

Danielle planeja começar o tratamento, mas não tem certeza se os medicamentos funcionarão. “Eu realmente não sei. O tratamento direcionado é novo. Eu realmente não sei se [os médicos] conhecem”.

mulher-cancer-de-pele_4

Ela está usando sua história para alertar outras mães e para encorajá-las a fazer os exames de rotina.

“Quero que as pessoas saibam que o câncer de pele não é algo a ser descartado. As pessoas precisam controlar a pele e usar protetor solar. As pessoas pensam que [o câncer de pele] é tratável, mas se ele estivem em metástase, o prognóstico não é bom”.

O melanoma metastático é o caso mais grave de câncer de pele e é quando o câncer se espalha para outras partes do corpo. É a forma mais comum de câncer para jovens adultos e é a principal causa de morte por câncer em mulheres de 25 a 30 anos.

O melanoma é um câncer de pele que começa nos melanócitos, um tipo especial de célula. Muitas vezes, os sintomas só se tornam presentes quando a doença já se espalhou. 

O sinal mais óbvio é uma mancha colorida nova ou estranha. A maioria dos tumores de melanoma são castanhos ou negros, embora alguns pareçam rosados, dourados ou mesmo brancos.

Outros sintomas incluem protuberâncias endurecidas sob a pele, gânglios linfáticos inchados ou dolorosos, dificuldade em respirar, tosse persistente, inchaço próximo ao fígado e dor óssea. 

Estima-se que 90% do câncer de melanoma seja causado pela exposição à luz UV, que inclui a exposição do sol e fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento.

A taxa de sobrevivência de cinco anos para o melanoma do estágio 4 é inferior a 20% e a taxa de sobrevivência de 10 anos é de 10 a 15%. A Cleveland Clinic no ano passado afirmou que o câncer de pele é mais mortal para mulheres grávidas e novas mães. 

O estudo encontrou que mulheres diagnosticadas com melanoma durante a gravidez ou no prazo de um ano após o parto têm cinco vezes mais chances de morrer.

Os cientistas disseram acreditar que os hormônios que circulam no organismo durante a gravidez, especificamente o estrogênio, são responsáveis ​​pelo aumento do risco.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência