Colocar faixa de cabelo em bebês pode ocasionar vários problemas de saúde, afirma médico

de Merelyn Cerqueira 0

Uma publicação feita em 2016 na página do médico osteopata Dr. José Eduardo, recentemente voltou a chamar atenção das pessoas.

No post ele explica que as faixas que os pais costumam colocar na cabeça dos bebês podem trazer sérios riscos de saúde, incluindo problemas de refluxo e insônia.

“Na última semana recebi em meu consultório um bebê com queixas de refluxo gastroesofágico e insônia, várias causas podem estar relacionadas a esses sintomas, mas o que me chamou atenção foi o uso de uma faixa na cabeça”, escreveu ele à época.

Segundo o médico, há uma região na cabeça chamada sutura occipitomastóidea, que pelo uso da faixa pode sofrer certa compressão. Dentro desta região há o chamado nervo vago, responsável por comandar o sistema gastrointestinal do corpo. Logo, quando a faixa o prende, esta função é alterada, gerando os sintomas.

“Estudos já comprovaram que os ossos do crânio se movimentam e no bebê esse movimento é facilmente percebido, no momento do nascimento todos os ossos do crânio são constituídos por um só tecido, a ossificação não está formada e isso permite uma flexibilidade articular imprescindível para o funcionamento de todo corpo”, explicou.

“Diferentes fatores podem perturbar o movimento e a flexibilidade do crânio do bebê, um desses fatores pode ser essa FAIXA”.

O médico acrescenta ainda que os bebês são capazes de dar sinais de que a faixa está incomodando.  

– Ele se movimenta muito para tirar a faixa;

– Muda de comportamento podendo ficar inquieto ou sonolento;

– Noites mal dormidas se durante o dia usou a faixa;

– Aumento de refluxo gastroesofágico;

– Alteração do funcionamento do sistema gastrointestinal.

Somente um médico osteopata pode relacionar as disfunções do crânio provocadas pela faixa e os sintomas sentidos pela criança. “O tratamento osteopático não exclui o tratamento do médico pediatra; para um benefício maior do bebê, ambos devem ocorrer simultaneamente”, concluiu.

 

Fonte: Dr. José Eduardo – Osteopata D.O. Foto: Reprodução / Pinterest / Pixabay

Jornal Ciência