Cientistas sugerem que hibernação induzida poderia ajudar no combate ao câncer no futuro

de Merelyn Cerqueira 0

A hibernação, quando aplicada em conjunto com a radioterapia, poderia ser a chave para combater o câncer no futuro. Isso porque, um novo estudo descobriu que colocar pacientes com câncer em estado de “sono profundo” poderia, hipoteticamente, retardar as funções corporais e disseminação de tumores dentro dos tecidos, além de aumentar a resistência do corpo à radiação.

 

O tratamento, extremamente experimental e a anos de distância de ser testado em seres humanos, pode até soar como roteiro de filme de ficção científica,embora ainda tenha certos pontos atados à realidade. Pesquisas anteriores feitas em ratos mostraram que a indução da hibernação por resfriamento do corpo em até 15 a 19 graus Celsius, não só retardou as funções metabólicas dos animais como também aumentou a resistência à terapia por radiação.

 

Segundo o físico Marco Durante, do Instituto Trento para Física Fundamental e Aplicações, na Itália, a mesma abordagem poderia funcionar em pacientes com câncer terminal ou em estágio 4, quando os tumores entram em metástase se espalhando por todo o corpo – caso que é difícil de ser tratado com base nas terapias atuais.

 

Você não pode tratar todas as metástases, nem usar a cirurgia para remover o câncer de todas as partes afetadas do corpo, ou acabará matando o paciente no processo”, explicou ele em uma reunião anual realizada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) em Boston. “Mas, se você pudesse colocar o paciente em um torpor sintético [hibernação induzida] poderia parar o crescimento câncer, dando-lhe mais tempo”.

 

Enquanto os seres humanos não têm capacidade de hibernar naturalmente, da maneira que algumas espécies animais o fazem, descobrir como induzir com segurança a ação é uma área de especial interesse para os cientistas. As aplicações, que vão além de tratamentos médicos, também poderiam chegar às viagens espaciais. Embora esta seja ainda uma área hipotética, Durante afirma que é apenas uma questão de tempo até ser possível para os seres humanos.

 

Agora que é entendido como funciona, estou confiante de que em breve seremos capazes de desenvolver medicamentos que possam induzir esse torpor”, disse. “Temos o objetivo de pelo menos uma semana [de hibernação]. Será suficiente para administrarmos todos os tratamentos necessários para tornar uma pessoa livre de câncer”.

 

Para realizar esse tipo de tratamento em humanos, o cientista considerou que um corpo – geralmente com 36-37°C, teria que ser resfriado para 13-15°C, de modo que, a esta temperatura, as funções metabólicas cairiam bastante. Com isso, os danos ao tecido causados pelas doses elevadas de radiação seriam mínimos. Embora o método possa ser considerado promissor, outros cientistas ainda estão céticos sobre uma maneira segura de colocar as pessoas em hibernação. Ainda, mesmo que eficaz, não há garantias de que veríamos um aumento da resistência à radioterapia, como mostrado no estudo de 2014 realizado em ratos.

 

Os efeitos de uma técnica de hibernação induzida são difíceis de serem previstos, eles podem ajudar ou dificultar os tratamentos que usamos”, disse Peter Johnson, cientista da Cancer Research UK em entrevista à New Scientist. “Precisamos ver alguns experimentos cuidadosos em modelos de laboratório antes que possamos dizer se isso seria seguro ou eficaz para as pessoas”.

 

No entanto, Durante se mantém seguro sobre sua ideia, e afirma que ela poderia ser implantada dentro das próximas décadas. Atualmente, podemos curar cerca de 50% dos cânceres”, disse. “O problema são os outros 50%”. Se essa abordagem funcionar, haverá muitos pacientes em metástase com esperança”, continuou. “Será um enorme passo”.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência