Cientistas revelam plano para recriar espécie extinta de tigre

de Gustavo Teixera 0

Os tigres-do-cáspio ou tigres-persas, que pesam mais de 136 quilos, vaguearam a área da Turquia através do Noroeste da China antes de serem extintos em 1960.

Com até 10 pés (3 metros) de comprimento, foram alguns dos maiores felinos da Terra, e eles podem voltar em breve. Biólogos revelaram um plano para restaurar os tigres da Ásia, e dizem que um local no Cazaquistão poderia suportar quase 100 desses enormes felinos dentro dos próximos 50 anos.

tigre-extinto_01

Os tigres existiam em toda a Ásia Central até um passado próximo, quando foram mortos pelas atividades humanas em meados da década de 1960. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Ciência Ambiental e Florestal, SUNY, houve uma série de fatores para a sua extinção.

Caçadores de recompensas na União Soviética, até a década de 1930, capturavam massivamente os animais, e projetos de irrigação destruíram os bosques e as matas de junco em que viviam. Este habitat era composto por um ecossistema costeiro de árvores, arbustos e zonas úmidas e, à medida que isso acabou, os tigres também desapareceram.

No novo estudo, os pesquisadores propuseram um plano para reintroduzir os tigres no Cazaquistão, baseados na existência dos tigres-siberianos, que são estreitamente relacionados geneticamente. Os tigres-siberianos poderiam ser uma espécie “análoga” aos tigres-cáspios, explicam os pesquisadores, e foram considerados assim por quase 10 anos, com o apoio do governo do Cazaquistão. O território do tigre-do-cáspio era vasto”, disse o professor James Gibbs, membro da equipe de pesquisa e diretor da Roosevelt Wild Life Station.

Quando desapareceram, o número de nações que hospedaram populações de tigres foi reduzido em mais de metade“, completou Gibbs. Os pesquisadores descobriram que os tigres-do-cáspio viviam em uma área de cerca de 800.000 a 900.000 quilômetros quadrados principalmente em parcelas isoladas de ecossistemas marginais. Esses habitats são encontrados ao longo dos rios e riachos, e dois ou três tigres viviam tipicamente dentro de uma única área de 100 quilômetros quadrados.

A equipe realizou uma análise espacial de dados de sensoriamento remoto e descobriu que há pelo menos duas partes de habitat no Cazaquistão que poderiam ser adequadas para o restabelecimento do tigre. Eles levaram em conta o uso atual da terra e baixa densidade da população humana. O estudo revelou que cerca de 7.000 quilômetros quadrados poderiam suportar de 64 a 98 tigres com base na presença de javalis e cervos como presas.

Eles dizem que poderiam introduzir um número de tigres entre 40 e 55 dentro de 50 anos. De acordo com os pesquisadores, uma série de tigres-siberianos poderia ser transferida do Extremo Oriente russo para o Delta do Rio Ili, no Cazaquistão, sem prejudicar a população. Eventualmente, esses tigres realocados poderiam estabelecer uma população selvagem.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência