Cientistas desvendam finalmente o mistério sobre o orgasmo feminino

de Julia Moretto 0

Uma equipe de pesquisadores de Yale descobriu o porquê de as mulheres terem orgasmos. Segundo os estudos, no passado, nossos ancestrais do sexo feminino liberavam o óvulo após estimulação por um macho – antes ou durante a relação íntima. Esse processo ainda ocorre em algumas espécies de mamíferos como coelhos, furões, camelos e gatos.

Depois de estimulada, a fêmea liberava alguns hormônios que a faziam ovular. Ocorria, então, a fertilização pelo esperma. No decorrer dos anos, o corpo feminino se desenvolveu para ovular sozinho, uma vez por mês.

Com isso, os cientistas criaram novas possibilidades em relação ao pensamento de que o orgasmo de uma mulher não tem nenhuma função reprodutiva. Segundo o Professor Gunter Wagner, que é especialista em Ecologia e Biologia Evolucionária na Universidade de Yale, todos os mamíferos do sexo feminino ovulavam após um orgasmo. Tempos depois, algumas espécies – como humanos, cães, vacas e ratos – passaram a ovular sozinhas.

De acordo com o professor, diferentes hormônios como prolactina e ocitocina são liberados, desencadeando a ovulação. Esse estudo levou a equipe acreditar que, no passado, a ovulação era sempre desencadeada por um orgasmo. 

Muitas teorias sobre o tema ainda são estudadas. Para alguns, esse processo pode ser explicado simplesmente pelo prazer conseguido durante o ato íntimo. Outros, acreditam na teoria de que foi criado um vínculo mais forte entre homens e mulheres. Os cientistas, então, afirmam que não se pode levar em consideração a hipótese de que fêmeas escolhem seus companheiros com base na satisfação sexual. Porém, teoricamente, um homem que proporciona um melhor orgasmo, possui espermatozoides mais fortes, o que vai ajudá-la na reprodução.

Segundo o Arquivo de Comportamento Sexual, as mulheres também usam o orgasmo como forma estratégica de manter seus companheiros, já que eles são vistos por elas como mentirosos e infiéis.

[ Daily Mail

Jornal Ciência