Cientistas desenvolvem método indolor para reparar cáries

de Merelyn Cerqueira 0

Uma alternativa ao método convencional de obturação, aparentemente livre de dor, pode em breve estar disponível para mercado em todo o mundo.

 

Cientistas desenvolveram um novo método de tratamento para preencher pequenas cáries entre os dentes sem a necessidade do uso de uma broca, de acordo com informações do Daily MailNormalmente, a boca do paciente é anestesiada e, em seguida, o dentista realiza uma perfuração para acessar a cavidade mais interna do dente. O novo tratamento, por outro lado, chamado de infiltração de resina, envolve a aplicação de uma camada perfurada entre o dente e a cárie.

 

Sem a necessidade de perfuração, o procedimento, que está sendo testado na Universidade do Alabama, em Birmingham, é concluído sem anestesia. Segundo Dr. Augusto Robles, da Escola de Odontologia da universidade, quando desenvolvemos cáries entre os dentes, os tratamentos convencionas, por vezes, precisam prejudicar uma estrutura dentária saudável para corrigi-las. “Este novo sistema, por outro lado, nos permite pular essa perfuração, ajudando a preservar essa estrutura”, disse.

 

Nunca pensei que isso fosse possível para a odontologia, em meus 24 anos de prática”, continuou. “Isso muda tudo o que fizemos até agora. É maravilhoso”. A infiltração de resina envolve primeiramente a limpeza da cárie. Depois, a cavidade é preenchida com uma resina líquida chamada “Papacárie”, por meio da camada perfurada. Por fim, uma luz é aplicada para corrigir a resina.

 

Segundo o pesquisador Dr. Nathaniel Lawson, também da universidade, “uma vez que é um tratamento indolor, se tornará popular entre os pacientes”. No entanto, embora o procedimento possa oferecer uma solução livre de dores, nem todos os pacientes poderão ser beneficiados. Isso porque, a infiltração de resina só é possível entre os dentes ou em superfícies lisas onde existem pequenas cáries.

 

A resina precisa ser líquida para ser absorvida pelas cáries”, explicou Dr. Robles. “Então, neste momento, o tratamento é algo muito específico”. Embora já esteja aprovada pela FDA (Food and Drug Administration), por enquanto, a resina está disponível apenas na Alemanha.

[ Daily Mail / Scientific Reports / The Guardian ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência