Cientistas descobrem a verdade sobre o crescimento dos cabelos

de Julia Moretto 0

a verdade sobre o crescimento dos cabelos

Pela primeira vez, os cientistas descobriram que um tipo comum de célula imune desencadeia diretamente células-tronco na pele que são responsáveis ​​pelo crescimento do cabelo em camundongos.

Sem este gatilho, os folículos pilosos simplesmente não fazem seu trabalho – mesmo que tenham as células-tronco necessárias para prosseguir. 

Como os mecanismos para o crescimento do cabelo em camundongos são semelhantes nos seres humanos, pesquisadores esperam que seu mecanismo recém-descoberto possa levar a uma melhor compreensão de condições como a alopecia e outros tipos de calvície.

O que são as células T?

Entre os vários componentes do sistema imunológico que temos no corpo, há uma subclasse de células imunes chamadas células T reguladoras, também conhecidas como Tregs. 

A grande maioria das células Tregs vive em nossos linfonodos, onde ajudam a controlar a inflamação em todo o corpo. Mas também temos subconjuntos de Tregs que residem em outras partes do corpo, como tecido muscular ou pulmonar.

Estudos estão mostrando que esses Tregs de “residentes de tecidos” podem estar desempenhando papéis únicos na parte do corpo em que estão. 

Os pesquisadores sabem que tanto os camundongos quanto os humanos têm um monte de Tregs na pele, mas até agora sabemos muito pouco sobre sua função.

“Tregs” e a conexão com os cabelos

Ao ver que os Tregs específicas da pele tendem a ficar em torno dos folículos capilares, uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF) investigou a hipótese de que essas células imunes estivessem de alguma forma envolvidas no crescimento do cabelo.

O que eles descobriram não é apenas envolvimento, mas um gatilho direto, tornando as Tregs uma parte importante do processo de crescimento do cabelo. 

“Nossos folículos capilares são constantemente reciclados: quando um cabelo cai, uma parte do folículo piloso deve voltar a crescer”, disse o pesquisador Michael Rosenblum em um comunicado à imprensa. “Isto foi pensado para ser um processo inteiramente dependente de células-tronco, mas resulta que Tregs são essenciais”.

O ciclo capilar

Nos mamíferos, os folículos capilares se regeneram em um padrão específico, o ciclismo entre as fases de crescimento (conhecido como anágeno) e as fases de repouso (telógeno). 

A equipe rastreou a quantidade de Tregs na pele de camundongos durante estas diferentes fases de crescimento do cabelo e encontrou uma correlação apertada – na fase telógeno essas células imunes eram muito mais abundantes. 

Além disso, Tregs muito ativas estavam se aglomerando em torno de folículos capilares a três vezes a taxa normal, diretamente no final da fase de recuperação do crescimento do cabelo.

Intrigados com essa correlação, os cientistas deram um passo adiante para descobrir o mecanismo biológico envolvido na relação entre Tregs e as células-tronco que fazem os folículos capilares realizarem seu trabalho. 

Para fazer isso, eles levaram camundongos geneticamente modificados cujas células Treg poderiam ser “eliminadas” com uma simples intervenção. Os pesquisadores cortaram o cabelo nas costas dos camundongos e depois aplicaram um creme depilatório por 30 segundos.

Eles monitoraram o crescimento do cabelo por 14 dias, comparando o resultado entre os ratos de controle e aqueles cujas Tregs haviam adulterado. Em camundongos com Tregs modificadas nos primeiros três dias após a depilação, o cabelo simplesmente não cresceu, deixando-os com um pedaço calvo nas costas. 

Um olhar mais atento revelou que Tregs desencadeiam diretamente a ativação de células-tronco no folículo piloso através de um mecanismo de comunicação celular chamado de caminho de sinalização de Notch, que envolve uma proteína específica chamada Jag1.

Eles até descobriram que, quando substituíram Tregs por esferas microscópicas cobertas por Jag1, desencadeou a atividade nos folículos pilosos, como Tregs. 

“É como se as células-tronco da pele e Tregs evoluíram juntas, de modo que o Tregs não só protegeram as células-tronco contra a inflamação, mas também tomaram parte de seu trabalho regenerativo”, disse Rosenblum.

“Agora as células-tronco dependem completamente de Tregs para saber quando é hora de começar a regenerar”, completou. É uma demonstração nova de um mecanismo anteriormente desconhecido para o crescimento do cabelo em camundongos, mas há muito mais trabalho a ser feito antes que possamos dizer se Tregs de pele defeituosa podem ser os culpados pela perda de cabelo em seres humanos. 

Os pesquisadores esperam expandir seus resultados e investigar como Tregs na pele pode estar envolvido na cicatrização de feridas e também várias condições de perda de cabelo em seres humanos. 

“Será importante determinar se este princípio se estende às doenças humanas da disfunção epitelial e se Tregs podem ser exploradas para desenvolvermos novas terapias para distúrbios regenerativos de tecidos mediados por células-tronco”, os cientistas escreveram no estudo. 

A pesquisa foi publicada em Cell.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência