Cientistas acreditam que chuva de meteoros Taurídea pode esconder perigosos asteroides

de Julia Moretto 0

De acordo com os cientistas, a chuva de meteoros Taurídea poderia esconder asteroides com capacidade de destruir continentes.

Eles também acreditam que o evento, ocorrido em 1908, tenha sido causado pelo impacto de um fragmento do Cometa Encke. Em 20 de junho de 1908, uma bola de fogo foi vista passando pelo céu siberiano antes de uma erupção a seis milhas acima do solo (cerca de 9,6 metros), deixando 80 milhões de árvores carbonizadas. Segundo alguns especialistas, este foi um objeto resultante da Taurídea.

10-composite-tunguska-new

Os cientistas também acreditam que o cometa que ilumina nossos céus pode esconder uma bola de fogo capaz de destruir todos os continentes. Eles também preveem que um desses fragmentos pode colidir com a Terra em 2022, 2025, 2032 e 2039. 

A chuva anual de meteoros de é derivada dos restos do cometa de Encke – nomeado em homenagem a Johann Franz Encke, responsável pelo cálculo de sua órbita. O cometa Encke possui o diâmetro de 4,8 km.

Surpreendentemente, o evento Tunguska pode ter sido causado pelo impacto de um pedaço dele, também foi considerado pelo astrônomo tchecoslovaco Ľubor Kresák como um fragmento do cometa Encke. Por esse motivo os cientistas do Instituto Astronômico da Academia Checa de Ciências têm acompanhado de perto os fragmentos do cometa. Segundo eles, os dois asteroides nomeados de 2015 TX24 e 2005 UR poderiam ser um problema para a Terra.

Estes asteroides medem entre 200 e 300 metros de diâmetro e foram classificados pela lista da União Internacional Astronômica como “potencialmente perigosos”. 

“Mais estudos que conduzam a uma melhor descrição desta fonte real de objetos potencialmente perigosos, que podem ser suficientemente grandes para causar danos regionais ou mesmo continentais significativos à Terra, são, portanto, extremamente importantes”, revelaram os pesquisadores.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência