Cientista austríaco diz ter revelado o mistério por trás da sujeira do umbigo

de Merelyn Cerqueira 0

Após três anos de pesquisa, o químico austríaco Georg Steinhauser, da Universidade de Tecnologia de Viena, descobriu um tipo de pelo do corpo que é capaz de atrair e reter fiapos soltos para dentro do umbigo. A descoberta foi feita a partir de uma análise de 503 amostras de fiapos retirados de seu próprio umbigo e do de conhecidos.

Uma análise química mostrou que a sujeira não era composta apenas por fiapos de algodão oriundos do vestuário, mas de uma mistura de pele morta, suor, gordura e poeira. As observações do cientista foram publicadas na revista Medical Hypotheses.

O especialista mostrou que a sujeira – como minúsculas fibras de uma camisa, por exemplo – é atraída para dentro do umbigo. “Os pelos agem como uma forma de gancho farpado”, disse ele. “Os pelos abdominais, muitas vezes, parecem crescer em círculos concêntricos ao redor do umbigo”. Assim como a sujeira colhida de seu próprio umbigo, ele também pediu amostras de amigos, familiares e colegas de trabalho.

Um estudo anterior, realizado por pesquisadores australianos, que contou com amostras de 5 mil voluntários, mostrou que quem tem mais sujeira retida nos pelos de umbigo “são homens de meia-idade, acima do peso e com abdômen peludo”.

De acordo com um dos pesquisadores, Karl Kruszelnicki, a cor dos fiapos são representadas pela cor das roupas. Por exemplo, para pessoas que costumam utilizar calças jeans azul, o atrito com o corpo e pelos faz com que as fibras que encontram seu caminho até o umbigo sejam azuis.

Em um caso curioso, o médico australiano Graham Barker descobriu que a sujeira de seu umbigo era majoritariamente vermelha – o que foi considerado estranho, já que ele dificilmente utilizava peças dessa cor. Ainda mais curioso que isso, é o fato de que, desde 1984, Barker coleciona a sujeira de seu umbigo em potes. Tal costume lhe rendeu um lugar no livro dos recordes, como o maior colecionador de fiapos de umbigo do mundo.

De acordo com Steinhauser, para evitar o aparecimento da sujeira, as pessoas poderiam considerar raspar os pelos da região, ou evitar vestir roupas novas, já que são mais propensas a soltar fiapos do que as peças velhas. Até mesmo um piercing no local seria eficaz para evitar que a sujeira se alojasse no interior do umbigo.

Ele informou que a verdadeira natureza da sujeira é um assunto muito mais preocupante do que parece e que espera poder passar informações para os médicos que ainda se perguntam o porquê de “algumas pessoas possuírem mais sujeira do que outras”.

[ The Telegraph ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência