Ciência afirma que plantas “sentem” quando são mastigadas

de Julia Moretto 0

Os pesquisadores ainda não sabem se uma planta tem a capacidade de sentir dor como outros seres vivos que possuem um córtex.

 

Mas, segundo uma nova pesquisa, as plantas podem ouvir quando são comidas. O estudo foi feito com base em uma pequena planta chamada Arabidopsis thaliana – parente do repolho.

 

O resultado apresentou que essas plantas podem ouvir as vibrações que as lagartas emitem ao mastigar suas folhas. Além disso, um outro estudo revelou que as plantas podem ouvir o perigo e lançar uma química como defesa.

Através de um laser, os especialistas acompanharam a movimentação da planta quando mastigada. O próximo passou foi gravar o som e colocar para que as plantas que não estavam sendo mastigadas ouvirem. A respostas biológica do experimento foi a mesma das atacadas por lagartas.

Dessa forma, os pesquisadores concluíram que plantas com exposições prévias a vibrações semelhantes à alimentação liberaram grandes quantidades de glucosinolatos – um produto químico desagradável para os insetos.

 

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / IFL Science ]

deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!