Chinesa falece após recusar Medicina ocidental como tratamento para seu câncer

de Julia Moretto 0

A morte de uma atriz com câncer provocou um debate sobre os métodos da medicina tradicional chinesa. Xu Ting de 26 anos foi diagnosticada com um linfoma em julho e morreu da doença na semana passada. Ela escolheu não se submeter à quimioterapia e procurar a saída por meio da Medicina tradicional chinesa.

A chinesa Xu anunciou sua doença para seus fãs nas redes sociais em 9 de julho de 2016. Em sua rede social, a atriz disse que tinha sido diagnosticada com a doença pelo Hospital do Câncer Pequim.

atriz-chinesa-morre

Ela explicou que decidiu não se submeter à quimioterapia, porque em sua opinião, os pacientes sofriam mais e acabavam falecendo. “Eu sei que a quimioterapia é extremamente dolorosa e pode adiantar a morte. Portanto, não me importa quanto tempo eu possa viver, eu quero permanecer feliz todos os dias restantes“, escreveu Xu, na plataforma Weibo. Ela também contou que ajudava sua família pagando o aluguel da casa, a educação do irmão e as dívidas dos pais.

 atriz-chinesa-morre_1

Em um post do dia 24 de julho de 2016, Xu Ting, disse que estava recebendo terapias tradicionais chinesas. As imagens postadas mostravam que mais de uma dúzia de copos de vidro foram colocados em suas costas para uma sessão de escavação e listras sangrentas foram deixadas em seu pescoço depois de uma sessão de raspagem da pele.

atriz-chinesa-morre_3

Nas imagens, Xu parecia sentir dor. Ela escreveu no post que, embora as terapias chinesas fossem dolorosas, “aqueles que estão recebendo quimioterapia devem estar sofrendo mais”. Além disso, a atriz escreveu: “Temos que ser fortes e corajosos. Temos sorte, porque nem todo mundo tem a chance de desafiar os seus limites”.

xu-ting4

Sua irmã, Xu Dandan, disse em suas redes sociais que o tratamento chinês da atriz tinha falhado e que ela tinha decidido voltar à quimioterapia. Ela também alegou que o médico que encaminhou Xu à terapia chinesa, acabou mentindo para ela.

De acordo com uma imagem compartilhada por Xu Ting no dia 18 de agosto, ela tinha sido colocada em um gotejamento IV dentro de uma enfermaria de hospital. Este parecia ser o último post na mídia social feito pela atriz. 

Xu Ting acabou falecendo às 4:20 horas do dia 7 de setembro. Sua morte chocou a sociedade chinesa e provocou um debate sobre sua possibilidade de sobrevivência com a Medicina ocidental. A plataforma Weibo, criou um tópico em sua página chamado “morte de Xu Ting e Medicina tradicional chinesa”. Além disso, a página continha “Que Xu Ting tenha uma vida sem dor no céu. Não deve haver Medicina tradicional chinesa no céu. Como tal, não deve haver qualquer sofrimento”.

Para outras pessoas, a morte de Xu não deve ser associada à Medicina chinesa, já que o câncer é uma doença difícil de curar. “Algumas pessoas alegaram que porque a medicina tradicional chinesa não curou o câncer, é uma farsa. Esta é a lógica ridícula”, disse a jornalista Hou Jiang, do Beijing Evening News.

Mesmo depois de passar por quimioterapia, muitos pacientes ainda morrem. São essas pessoas que dizem que a medicina ocidental também é uma farsa?”, disse o Dr. Feng Li, da Academia Chinesa de Ciências Médicas. Para ele, a mistura da Medicina chinesa e a ocidental é o melhor tratamento de câncer.

Em entrevista ao CRI, Feng, disse que nem a Medicina chinesa e nem a tradicional conseguem curar o câncer de uma vez por todas. “Porém, um tratamento multidisciplinar entre as duas medicinas pode ser aplicado para melhorar a eficiência do tratamento”, completou. Em sua opinião, a Medicina chinesa não foi o melhor tratamento para Xu Ting, pois seu sistema imunológico não estava preparado.

[ Daily Mail / The Independent ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência