Chinês tem corpo infestado por vermes após comer sashimi contaminado

de Merelyn Cerqueira 0

O caso aconteceu em um hospital da província de Guangdong, no leste da China. Um homem cuja identidade não foi revelada procurou ajuda médica após sentir dores de estômago e prurido cutâneo (comichão).

Após uma série de exames, os médicos descobriram que todo o seu corpo tinha sido infectado por vermes. Segundo os especialistas, isso aconteceu devido à grande quantidade de peixe cru que ele havia comido.

Conforme relatado pelo Mail Online, casos como esse gradativamente ocorrem mais, devido à crescente popularidade do sushi.

sasshimi-contaminado_02

Os médicos acreditam que algumas das iguarias japonesas, quando não cozidas, podem estar sujeitas à contaminação.

Uma pesquisa recente revelou que o consumo de peixe cru ou malcozido, pode levar a uma série de infecções parasitárias.

No caso do homem, ela aconteceu graças à ingestão de um parasita chamado Diphyllobothrium, que é encontrado em peixes como o salmão. Embora marinados, os animais ainda são capazes de transmitir a infecção.

Quando os peixes comem os ovos dos parasitas, as larvas se juntam à parede intestinal. Dessa forma, e como o sushi não é cozido, as larvas se transferem para os seres humanos.

Uma vez que ele está infectado, uma tênia de até 15 metros de comprimento pode crescer dentro do intestino ao longo de algumas semanas. Ela pode sobreviver por semanas ou meses, e conforme isso acontece, vai liberando ovos que se alojam em outras partes do corpo.

  sasshimi-contaminado_03

Os sintomas incluem fadiga, constipação e desconforto abdominal. Se as larvas migram para outras partes do corpo, podem começar a “corroer” fígado, olhos, coração e cérebro, colocando em risco a vida do paciente. 

A crescente popularidade do sushi japonês e sashimi, segundo a pesquisadora Nancy Craig escreveu em um estudo publicado pela revista Canadian Family Physician, é um dos maiores motivos.

“Contudo, outros pratos populares também poderiam estar implicados, como salgados crus ou filés marinados, carpaccio e ceviche”, disse.

Além disso, segundo o médico Dr.Yin, do hospital que atendeu o caso do homem, comer alimentos crus contaminados poderia, eventualmente, causar cisticercose, quando vermes adultos entram na corrente sanguínea de uma pessoa. Este tipo de infecção pode colocar em risco a vida do paciente, uma vez que atinge o cérebro.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência