China lança ônibus com abertura para passar por cima dos carros

de Merelyn Cerqueira 0

onibus-chines_01

Chamado de “Transit Elevated Bus”, o modelo futurista foi exposto em uma feira de Tecnologia em Pequim. Projetado para transportar 1.200 passageiros, ele será mais barato do que o metrô.

 

No entanto, uma peculiaridade em especial chamou a atenção: o ônibus possui uma abertura, semelhante a um túnel, que permite que os carros transitem por baixo dele. Sendo a China um dos países mais populosos do mundo, o projeto vem como um verdadeiro alívio para os habitantes que querem evitar o engarrafamento das grandes cidades. E segundo informações do Mail Online, o modelo poderá estar nas ruas até o final do ano.

onibus-chines_03

O modelo foi apresentado em escala na 19ª China Beijing International High-Tech Expo. A ideia é que os passageiros sejam dispostos acima dos outros veículos na estrada, permitindo que os carros passem por baixo. Para que isso aconteça, o ônibus se movimentará através de um conjunto de trilhos fixos embutidos na estrada.

  onibus-chines_02

A ideia dos engenheiros responsáveis é que o projeto aumente a disponibilidade do espaço viário e cause menos engarrafamento do que os ônibus regulares. Eles também esperam que isso reduza os custos em comparação com outras formas de transporte público, como o metrô. Os primeiros testes estão programados para serem realizados em Qinhuangdao, na província de Hebei, norte da China.

 

O TEB pode transportar 1.200 pessoas ao mesmo tempo, e tem as mesmas funções que o metrô. No entanto, o seu custo de construção é muito mais barato”, disse Bai Zhiming, engenheiro encarregado do projeto em uma entrevista para a CCTV News.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]