Cérebro “inventa” parte da nossa visão periférica, diz estudo

de Otto Valverde 0

O mundo ao seu redor pode não ser exatamente o que parece. Em um novo estudo, os pesquisadores descobriram que algumas das coisas que vemos na periferia – as áreas fora do foco dos nossos olhos – poderiam ser uma ilusão visual.

Uma série de ilusões revela que este fenômeno mostra como o nosso cérebro “preenche” parte da cena para compensar a nossa visão periférica menos precisa. De acordo com o estudo, publicado na revista Psychological Science, a visão periférica capta muito menos informações do que no centro do campo visual.

cerebro-inventa-visao-periferica_02

Nossos resultados mostram que, sob certas circunstâncias, uma grande parte da periferia pode tornar-se uma ilusão de ótica”, diz a principal autora, Marte Otten, pesquisadora de Psicologia da Universidade de Amsterdam. No estudo, os cientistas pediram para que 20 participantes observassem uma série de imagens e focassem no centro de cada uma delas.

cerebro-inventa-visao-periferica_03

Enquanto o estudo começa com uma imagem central distinta, a ilusão fez com que eles vissem uma cena “uniforme” mesmo com uma imagem periférica diferente. “Talvez o nosso cérebro preencha o que vemos quando o estímulo físico não é rico o suficiente”, explica Otten.

cerebro-inventa-visao-periferica_04

O cérebro representa a visão periférica com menos detalhes e essas representações desaparecem mais rapidamente do que a visão central. Portanto, espera-se que a visão periférica seja muito suscetível a experiências visuais ilusórias”.

Os pesquisadores também pediram aos participantes para clicarem o mouse assim que notassem diferenças entre a imagem central e da periferia. Eles criaram uma série de variações, alterando forma, orientação, luminosidade, sombra e o movimento da imagem central.

O mais surpreendente é que encontramos uma nova classe de ilusões visuais com uma vasta amplitude, afetando muitos tipos diferentes de estímulos e grandes partes do campo visual”, disse Otten. “Esperamos usar esta ilusão como uma ferramenta para descobrir por que a visão periférica parece tão rica e detalhada. Além disso podemos entender como o cérebro cria nossas experiências de percepção visual”, completa.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência