CDC mostra quais estados têm as mais altas taxas de câncer nos EUA

de Julia Moretto 0

O câncer é a segunda principal causa de morte nos Estados Unidos, representando uma em cada quatro mortes de americanos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Nas últimas décadas, as taxas de mortalidade por câncer têm caído, com exceção de alguns tipos de câncer como: câncer de fígado, pancreático e endometrial. Para obter uma visão melhor da incidência de câncer e taxas de mortalidade nos EUA, o CDC mapeou os dados em um nível estadual.  Aqui está o que eles encontraram:

the-data-shows-that-kentucky-has-the-overall-highest-rate-of-cancer-deaths-1993-deaths-per-100000-people-while-utah-has-the-lowest-rate-1279-deaths-per-100000-people

Os resultados têm como base 2013, o ano mais recente disponível. Eles mostram que quanto mais escura a cor, maior a taxa. O CDC também foi capaz de capturar as taxas de mortes por câncer nos EUA por 100.000 pessoas. “As contagens e as taxas de câncer são essenciais para medir o progresso e direcionar a ação para esta causa principal de morte entre os americanos”, disse o CDC.

Os dados mostram que Kentucky tem a taxa a mais elevada global de mortes de câncer – 199.3 mortes por 100.000 pessoas – e Utá, a taxa a mais baixa – 127.9 mortes por 100.000 pessoas. 

Os dados também podem ser discriminados por tipo de câncer e sexo. Veja que as taxas de mortes por câncer parecem relacionadas ao câncer de pâncreas. Na Flórida, houve 2.803 casos relatados em 2013.

this-map-looks-at-the-rate-of-new-cancer-cases-by-state-per-100000-people-this-is-specifically-looking-at-2013-which-is-the-most-recent-year-available-the-darker-the-color-the-higher-the-rate

Os dados também mostram como as taxas de novos cânceres caíram em alguns estados ao longo dos anos – em particular Illinois e a maior parte do oeste dos EUA. 

A página também mostrou os principais novos casos de câncer, juntamente com os 10 tipos que causaram a maior taxa de mortes por câncer em 2013. 

O câncer pulmonar e brônquico foi a principal causa de mortes por câncer, tanto para homens quanto para mulheres, enquanto as taxas mais altas de câncer foram de mama para mulheres e próstata para homens. Artigo originalmente publicado pela Business Insider.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência