Casal transgênero dá a luz ao primeiro filho no Equador

de Julia Moretto 0

Pode parecer estranho, mas um casal transgênero teve um filho recentemente. É isso mesmo, o pai (que nasceu mulher) ficou grávida da mãe (que nasceu homem) e deu à luz a um menino, no Equador.

Quatro meses após o nascimento do primeiro filho, Fernando Machado – um homes trans – e Diane Rodriguez – uma mulher trans – disseram ter o desejo de aumentar a família. O casal, mostrou o bebê após se tornar o primeiro par transgênero a engravidar na América do Sul.

nasce-bebe-de-casal-transgenero_2

Eles ainda não escolheram o nome do bebê, mas a criança é carinhosamente chamada de Caraote, que significa “o caracol”. “Nós não temos um nome ainda, ou melhor, só estamos esperando para anunciá-lo”, comentou Diane.

nasce-bebe-de-casal-transgenero_3

Segundo Diane, ser mãe nunca esteve em seus planos, pois é transexual. “A lei antes exigia que para eu ser reconhecida como uma mulher, tinha que ser operada”, comenta. Diane estampou as manchetes de seu país em 2013, quando se tornou a primeira candidata transgênera a concorrer ao Congresso. Ela lutou contra o preconceito de sua família, que a forçou a viver nas ruas. “Nós somos iguais às outras famílias, porém não temos os mesmos direitos”, disse Fernando à BBC.

O casal tem mantido seus fãs atualizados com as imagens da maternidade. “Adivinha onde estamos e o que estamos fazendo“, escreveu Fernando, na legenda de uma das fotos publicadas.

nasce-bebe-de-casal-transgenero_4

Ele também postou fotos da cicatriz da cesariana em uma tentativa de mostrar que a cirurgia aconteceu de fato. Eles anunciaram on-line a notícia da gravidez. Na época, Diane disse à mídia mexicana: “Este foi o desejo de ambos e não havia nada biológico ou legal para nos parar, por isso, decidimos concretizar”.

nasce-bebe-de-casal-transgenero_5

Fernando, que nasceu como Maria na Venezuela, se lembra de como o namoro começou. “Depois de alguns dias batendo papo com ela, peguei um ônibus e fui para o Equador“, comenta. “Depois de três semanas morando juntos, fiquei grávido“. A gravidez só aconteceu porque nem Diana e nem Fernando realizaram a cirurgia de mudança de sexo. Por esse motivo, não foi preciso ajuda médica.

Vivemos como homem e mulher. Sou uma mulher trans e Fernando é um homem transO processo para chegar até aqui foi complexo, mas sabendo que é nosso direito, decidimos adicionar outro membro à nossa família”, completou Diane.

Fernando comentou sobre o momento em que descobriu que estava grávida. “Enviei a foto do teste para a minha mãe. Ela, então, mostrou o resultado a um médico que anunciou: ‘É positivo’”, comenta. “Comecei a chorar de felicidade, medo e pavor, tudo de uma vez. Foi o momento mais bonito, nunca me senti assim antes“, completa. 

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência