Cansado do trânsito? Segundo a ciência, essa é a única solução para o fim dos engarrafamentos

de Merelyn Cerqueira 0

Trânsito é uma coisa que deixa todo mundo irritado, especialmente para quem está em São Paulo e nesta época do ano, quando todos decidem descer para o litoral e, quando voltam, trazem consigo o bom e velho engarrafamento.  

E, embora a “cura para o congestionamento” pareça algo impossível, a não ser que todo mundo desista de seus carros (o que convenhamos seria muito benéfico ao planeta), cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) propuseram uma forma de acabar com o problema e ela é bem simples.

A ideia foi proposta por dois pesquisadores, Berthold K. P. Horn e Liag Wang, em um artigo para a Transactions on Intelligent Transportation Systems.

Segundo eles, a solução é não deixar os carros tão pertos um dos outros. Isso porque a distância entre dois veículos pode reduzir pela metade o tempo que os motoristas levam para chegar a um destino.

Para isso, eles aconselham a instalação de sensores traseiros em sistemas de controle de tráfego, a fim de que a distância entre dois carros seja sempre controlada. Isso, segundo os cientistas, criaria um conceito conhecido como “controle bilateral”.

Os sensores a laser, ou câmeras, seriam instalados na traseira e dianteira dos carros e, embora não saibamos se na prática daria certo, a verdade é que cidades como Istambul (Turquia), Rio de Janeiro, São Paulo e Moscou (Rússia), que de acordo com a Traffic Index, da TomTom, são as mais congestionadas do mundo, poderiam fazer bom uso da ideia.

Fonte: Exame Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência