Caneta inteligente promete replicar qualquer cor que exista na Terra

de Merelyn Cerqueira 0

Chamada de Scribble, esta caneta de alta tecnologia permite ao usuário desenhar com qualquer cor imaginável que esteja ao seu alcance apenas digitalizando as coisas ao seu redor.

Apesar de ser um produto que, basicamente existiria apenas em nossa imaginação, ela de fato virou realidade. A caneta, segundo os criadores, incorpora um sensor de cor e microprocessador capaz de detectar e processar tudo o que o usuário desejar replicar. Para fazer isso, basta direcionar a ponta – onde o sensor está localizado – para qualquer objeto com a cor pretendida. Dessa forma, por meio da digitalização, ela copiará o tom exato.

caneta-que-copia-cores_01

Uma vez que a cor é selecionada e processada, uma micro bomba de tinta mistura as cores a partir de um cartucho revolucionário, reproduzindo exatamente a tonalidade escolhida. Segundo informações publicadas no site da marca, a tinta é resistente a água e nunca se apaga. No entanto, não está claro a duração dos cartuchos inteligentes, mas os inventores afirmam que os usuários serão capazes de “escrever por quilômetros com os generosos e acessíveis cartuchos de tinta”.

Produzidas em duas versões, uma para papel e outra para diferentes superfícies, elas também vêm com conectividade via Bluetooth, que permite digitalizar os desenhos diretamente para o tablet ou smartphone. Em termos de vida útil de bateria, a caneta é feita para durar cerca de sete horas antes de precisar de uma nova recarga, que pode ser feita com um cabo USB.

No entanto, se você está interessado em adquirir um modelo em pré-encomenda, saiba que terá de desembolsar uma quantia de 249 dólares (R$ 841). Apesar do vídeo institucional que apresenta o produto em uso, ainda não se sabe ao certo se ela realmente funciona como o descrito. Dessa forma, teremos de esperar pelo feedback dos usuários confirmando a versão da empresa.

[ Mashable ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência