Cabra nasce com apenas um olho e vira atração na Índia

de Julia Moretto 0

Segundo Rachel Brown, da National Geographic, uma cobra nascida no vilarejo de Assam, na Índia, possui uma condição chamada ciclopia e se tornou uma atração entre os moradores.

Esse fenômeno ocorre durante o desenvolvimento do feto, quando não ocorre a divisão do cérebro em dois hemisférios. Dessa forma, em vez de o crânio ter duas cavidades para acomodar os olhos, ele apresenta apenas uma órbita.

Essa condição normalmente ocorre em mamíferos, resultando em defeitos genéticos ou na ingestão de toxinas na gestação durante o desenvolvimento do feto. A condição também vem acompanhada de outras malformações. 

No caso da cabra indiana, o animal também não possui pálpebras ou cílios, tem uma orelha e possui apenas alguns dentes. O focinho também é pouco desenvolvido e a mandíbula, menor do que o normal.

Essas características fizeram com que os veterinários acreditassem que o animal não sobreviveria mais do que alguns dias. Porém, graças ao cuidado do dono Mukhuri Das, o ciclope chegou a sua segunda semana de vida. Ele acredita que o animal seja uma espécie de milagre que trará boa sorte a sua casa.

Fonte: National Geographic  Fotos: Reprodução / National Geographic

Jornal Ciência