Busca por “memes” supera as buscas por Jesus nas pesquisas de internet, diz Google

de Merelyn Cerqueira 0

Segundo informações do Google Trends, que mensura as tendências, dados e visualizações mais recentes da ferramenta de pesquisa do Google, a busca pelo termo ‘memes’ já é maior do que as procuras envolvendo ‘Jesus’.

De acordo Chris Matyszczyk, um articulista de cultura tecnológica para a Cnet.com, a febre dos memes começou em 2011. Desde então, eles se mantiveram no topo, esmiuçando a supremacia na internet que até então era de Jesus. Mais, recentemente, no final de agosto deste ano, eles sacramentaram essa posição em algo que certamente era inevitável.

Todos os dias, seja no trabalho, casa, escola ou em uma poltrona confortável de uma cafeteria, utilizamos a maior ferramenta de busca da internet para nos atualizarmos sobre o que de melhor acontece no mundo, e isso inclui, por que não, os memes mais populares.

jesusxmemes

Segundo Matyszczyk, a constatação mostra apenas que ainda há uma necessidade mais exaltada do que “o próprio eu”. “Porque fomos derrotados pela vida e medos provocados pela tecnologia e trolls da internet, percebemos que precisamos de proteção, ou, pelo menos, distração”, escreveu.

Os memes, por outro lado, mesmo que por um momento, nos fazem acreditar em possibilidades de alegria, fama e até mesmo salvação, trazidos até nós pelos “poderes do acaso”.

Jesus não foi feito para a ‘Twitosfera’. Ele não dança, canta, e nunca será um Bob Esponja das Cavernas”, escreveu. “Mas, ele claramente precisa de um assessor de mídias sociais”. 

Em números

Segundo os números apresentados pelo gráfico da Google Trends, em uma escala global crescente definida a partir de 2011, enquanto o termo ‘memes’ correspondia a apenas 3 pontos no medidor do Google, ‘Jesus’ marcava 52. Diferente disso, em 2016, Jesus representa estáveis 53 pontos enquanto que os memes já atingiram 54.

Brasil, o país da zoeira?

Apesar desta mudança ser um fator global, ela não reflete o Brasil. Considerando que somos peritos quando o assunto é meme, em um período selecionado pela TecMundo dos últimos 30 dias, pode-se ver que o termo ‘Jesus’ representa 54 pontos, enquanto que ‘memes’, apenas 10.

Em uma escala global, verificou-se ainda que ‘Jesus’ consegue ficar em evidência pelo menos duas vezes no ano, mais especificamente entre os meses de dezembro, março/abril, que basicamente refletem datas comemorativas religiosas, como Natal e Páscoa.

[ Tecmundo / CNET ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência