Beber leite materno é a última moda entre os fisiculturistas para ganhar massa muscular

de Redação Jornal Ciência 0

O consumo de leite materno humano é a última moda entre os fisiculturistas dos Estados Unidos que estão convencidos de que isso irá ajudá-los a ganhar massa muscular, de forma mais rápida.

Uma simples busca no Google revela dezenas de fóruns e artigos sobre esta tendência, principalmente influenciada pelo ambiente online, e uma lista de discussão sobre “bodybuilding” – definição muscular – classifica o leite materno como o “maior suplemento de todos os tempos”, de acordo com os que defendem a prática.

Sem surpresa, a alta procura está sendo abastecida por jovens mães dispostas a vender seu leite excedente.

Algumas delas passam por bancos de leite materno on-line que lhes pagam até 1.200 dólares por mês.

A maioria dos bancos existem para garantir que os bebês tenham acesso ao leite materno, mas alguns sites, como o Onlythebreast.com, tem uma seção separada para “homens que compram o leite materno”.

bebendo-leite-materno-para-aumentar-massa-muscular_01

Outras mulheres preferem vender diretamente ao consumidor final, como Lisa Michigan, que oferece seu leite materno em um site chamado Craigslist a um preço negociável.

“Eu tenho uma criança de 5 meses de idade e costumo bombear um excesso de leite, que estou armazenando. Meu congelador está quase sobrecarregado. Eu não bebo, ou uso drogas, apenas tomo um multivitamínico diariamente“, diz seu anúncio.

Lisa disse que ela teve a ideia depois que seu primo, um fisiculturista, disse a ela quantos atletas estão na busca do material. “Eu não quero que ele vá para o lixo”, disse ela.

“Eu estava conversando com meu primo e ele disse que, algumas vezes, colocar o leite materno em um shake de proteína é melhor do que o shake de proteína em si. Tem gosto de leite regular, porém mais doce”, ela acrescentou.

A maioria das mulheres que vendem seu leite dizem que os homens que compram o material preferem permanecer anônimos.

“Geralmente, eles primeiro perguntam se há mais leite disponível”, disse a vendedora de leite materno, Jennifer Rose. “Eu acho isso muito secreto. Mesmo quando me ligam, seus números estão bloqueadas. Eles simplesmente não querem ser vistos ou conhecidos”, completou.

Os defensores da tendência argumentam que o leite materno contém o maior fornecimento de hormônios de crescimento humano e acreditam que os nutrientes que ajudam os bebês no crescimento também irão trabalhar nos adultos.

Outros acreditam que o leite vai ajudar a curar outros problemas de saúde, como a psoríase. Alguns chegam a fazer iogurte de leite materno.

bebendo-leite-materno-para-aumentar-massa-muscular_02

Porém, nem todos os fisiculturistas estão comprando a teoria do leite materno. “Você ouve de tudo: testosterona, hormônios de gorila…”, disse o professor de crossfit, Austin Mariglia.

“As pessoas estão dispostas a se afundar, apenas tentando ser maiores e ser melhores. Nunca em meus sonhos mais selvagens poderia pensar que alguém estaria bebendo leite materno para melhorar o desempenho“, completou.

Embora seja verdade que o leite materno possua incomparáveis benefícios nutricionais para bebês humanos, os especialistas dizem que não há nenhuma evidência que comprove vantagens para os adultos.

O leite materno humano é projetado para bebês”, disse Joanne Ransom, diretora clínica do Banco de Leite de Mães do Noroeste, nos EUA. Ela também advertiu contra a compra de leite materno através da internet, porque podem transmitir doenças infecciosas, como o HIV.

As vendas on-line não são regularizadas por agências do governo, portanto, é ilegal vender leite materno on-line nos EUA.

Fontes: ABC7 / The Braze Fotos: Reprodução / Internet

Jornal Ciência