Bebê nasce com cérebro protuberante na parte traseira de sua cabeça e sobrevive

de Bruno Rizzato 0

Bebê que sobreviveu com um cérebro protuberante na parte posterior de sua cabeça espanta os médicos. Hoje com 11 meses, Alana Long, de Accrington, na Inglaterra, nasceu com encefalocele, raro problema de nascença que faz com que as partes do cérebro cresçam através de um orifício localizado atrás do crânio.

Os médicos disseram aos pais de Alana que era mais provável que ela morresse no útero ou logo após o nascimento. Ela superou todas as probabilidades: nasceu em fevereiro com um peso saudável e sobreviveu. Com apenas oito dias, ela passou por uma cirurgia para remover o crescimento, que estava cheio de fluido cerebrospinal e massa encefálica.

A operação deixou seu desenvolvimento mais lento e a tornou amblíope (disfunção oftálmica caracterizada pela redução ou perda da visão em pelo menos um dos olhos). Seus pais, Catherine e Marcos, temem que ela fique incapacitada, mas dizem não se arrepender da terem dado a Alana uma “chance para a vida”. De fato, a garota está respondendo bem ao tratamento.

“Se você olhar para ela agora, é como qualquer menina normal. Com 5 meses de gravidez, descobrimos a encefalocele e no início foi perturbador. Mas decidimos continuar com a gravidez, mesmo depois de dizerem que ela morreria no útero ou no nascimento. Decidimos dar a ela uma chance de viver uma vida normal. Pensamos que Alana seria severamente incapacitada, mas ela ainda está forte e sorridente”, relatou a mãe.

encefalocele-01

Após a operação, a garota mostrou sinais de melhora no dia seguinte. Agora, Catherine garante que Alana é “muito feliz” e seu desenvolvimento está cada dia melhor. Ela será monitorada ao longo da vida, para que a família saiba mais sobre suas deficiências.

“Agora ela é uma menina muito contente e quase não chora, mas também se expressa pouco. Ela não mexe muito o rosto e pensamos que é devido a ela não ter percepção de dor, mas estamos esperando para saber mais. Mas ela é uma menina linda e está muito feliz, sempre sorrindo, apesar dos desafios que enfrenta todos os dias”, concluiu.

A encefalocele

A encefalocele é descrita como uma saliência no cérebro, na qual as membranas que deveriam cobri-lo se estendem através de uma abertura localizada na parte posterior do crânio. Acontece quando o tubo neural, precursor do sistema nervoso central – que compreende o cérebro e a medula espinhal -, em um embrião não fecha completamente durante a gravidez.

As perspectivas para bebês com essa condição são frequentemente catastróficas. Muitos não sobrevivem e outros ficam com danos cerebrais e diversos problemas neurológicos do longo da vida. Por isso, muitos pais optam pela interrupção da gravidez quando descobrem o problema precocemente.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência