Bebê nasce 107 dias depois da mãe morrer. Caso raro e emocionante!

de Julia Moretto 0

A portuguesa Sandra Pedro vivia com seu filho em Bragadas há oito anos e de repente descobriu que estava grávida novamente.

Ela procurou um médico imediatamente já que tinha sofrido uma pneumonia causada por uma bactéria, que resultou em problemas no coração e a levou ao coma.

Além disso, ela também sofreu uma operação em um dos rins devido a um tumor. O médico alertou sobre o risco da gravidez, mesmo assim Sandra decidiu arriscar.

incubadora-viva-2

Em fevereiro Sandra sofreu uma grave hemorragia cerebral e precisou de cuidados intensivos. Neste estágio, ela sabia que seu filho era um menino, mas não via a barriga crescer. 

No dia 20 de fevereiro os médicos constataram que ela teve morte cerebral. Porém eles decidiram realizar um último ecocardiograma do feto para saber se o bebê tinha boa vitalidade. Surpreendentemente, o coração dele estava batendo normalmente.

O resultado foi tão inesperado, que a equipe médica decidiu enviar os resultados dos exames para a Comissão de Ética do Hospital de São José, em Lisboa.

A família de Sandra e o pai do bebê, Miguel Angelo Faria, concordaram em manter os cuidados necessários da gravidez para garantir a vida do feto. Sandra passou a ser uma incubadora viva, doando o corpo ao seu filho.

Para manter o seu corpo em funcionamento, foram precisos cuidados constantes de uma equipe com mais de 80 pessoas que analisavam o bebê 24 horas por dia.

Após 107 dias o bebê, que recebeu o nome de Lourenço, nasceu prematuro – com 32 semanas de gestação e pensando 2,350 kg.Atualmente o bebê está saudável, e o corpo da mãe foi desconectado dos aparelhos. 

Os médicos falam da situação inédita e emocionante, admitindo que choraram. O bebê está, por agora, em perfeita saúde. Depois da cesariana, as máquinas foram desligadas, e o corpo da mãe foi entregue à família.

Fonte: NA Fotos: Reprodução / NA

Jornal Ciência