Bebê é abandonado pelos pais após nascer com o coração para fora do peito

de Merelyn Cerqueira 0

Um menino de apenas 110 dias de vida, identificado apenas como An An, nasceu com uma condição cardíaca potencialmente fatal, chamada pentalogia de Cantrell.

Abandonado pelos pais, ele foi encontrado por um desconhecido e entregue ao Hospital Infantil de Chongqing, na China. A criança havia nascido com o coração para fora do peito, e talvez por esse motivo, despertou a rejeição dos pais. Agora, graças a doações de moradores locais, ele passou por uma cirurgia para corrigir o problema, e os médicos esperam que ele se recupere completamente.

ectopia-cordis_01

Conforme relatado pelo Mail Online, desde que foi encontrado, ficou sob os cuidados do hospital. Todos os dias, os médicos e enfermeiras se revezavam para alimentá-lo e trocar suas fraldas. De acordo com a enfermeira Xue Yan, foram relatados apenas 10 casos de pentalogia de Cantrell na China, sendo o terceiro ocorrido no hospital infantil em questão.

Logo, a condição de An An, requer múltiplas cirurgias, sendo uma delas abertura do órgão. Em entrevista à imprensa local, a enfermeira afirmou que esse tipo de operação costuma durar entre três a cinco horas. No caso do bebê, ela foi bem-sucedida e ele encontra-se em boa recuperação. Além disso, será capaz de levar uma vida razoavelmente normal.

Para a realização do procedimento foram doados pelos moradores locais cerca de 200.000 yuans. Entretanto, o valor não é suficiente para todas as cirurgias e reabilitação, logo o Hospital espera que mais pessoas se mobilizem para o caso.

Segundo relatos, a pentalogia de Cantrell é uma condição rara. Estima-se que ocorra em 5,5 a cada um milhão de nascidos vivos. De acordo National Organization For Rare Diseases, caracteriza-se por uma combinação de defeitos de nascimento, que podem envolver o esterno, diafragma, linhas da serosa do coração, parede abdominal e, é claro, o coração. Ocorre em diferentes graus de severidade, enquanto algumas crianças podem apresentar defeitos leves, outras podem encontrar complicações graves potencialmente fatais. Nesses casos graves, o coração é parcialmente ou completamente deslocado para fora do peito, caracterizando a chamada ectopia cordis.

ectopia-cordis_0

As causas da pentalogia de Cantrell ainda são desconhecidas. Na maioria das vezes ocorrem aleatoriamente, sem motivo aparente. Teorias médicas sugerem que os sintomas da condição aparecem devido a uma anormalidade no desenvolvimento do tecido embrionário, ainda no início da gravidez. Além disso, afeta meninos e meninas de forma igual, mas a prevalência exata ainda é desconhecida.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência