Batata chips mais cara do mundo é desenvolvida para acompanhar cerveja artesanal

de Merelyn Cerqueira 0

Em uma tentativa de criar um petisco especial para acompanhar sua cerveja de qualidade, a cervejaria St. Erik, uma das principais da , criou as batatas chips mais caras do mundo. Aparentemente, Pringles e Lays não eram boas o suficiente para serem consumidas com ale (cerveja), então, decidiram criar o petisco exclusivo e dar-lhe um preço coerente com a exclusividade, segundo informações da Oditty Central.

Para o gerente de marcas da empresa, Marcus Friari, a falta de um petisco à altura da cerveja de qualidade era sentida. “Uma cerveja de primeira classe merece um petisco de primeira classe, e é por isso que investimos um grande esforço para produzir as batatas chips mais exclusivas do mundo”, disse ele em um comunicado. “Estamos muito orgulhosos em poder apresentar um resultado tão crocante”.

babata-frita-mais-cara-do-mundo

Cinco batatas chips são dispostas em uma caixa preta de luxo. Cada uma é meticulosamente produzida à mão por um chef, a partir de cinco ingredientes nórdicos especiais: cogumelos Matsutake, colhidos das florestas de pinheiros no norte da Suécia; trufa de algas das águas em torno das Ilhas Faroé; Crown Dill, uma erva escolhida a dedo na Península Bjäre; cebolas Leksand, cultivadas na periferia da pequena cidade sueca de Leksand e India Pale Ale Wort, o mesmo tipo usado para fazer a cerveja Pale Ale de ST. Erik.

As batatas utilizadas também são especiais, oriundas de uma região chamada Ammarnas, mais especificamente de uma encosta rochosa íngreme, onde as batatas são cultivadas em um número muito limitado. Porque a inclinação do morro dificulta o trabalho de máquinas agrícolas, todas elas são plantadas e colhidas à mão.

babata-frita-mais-cara-do-mundo_2

Segundo Pi Le, chefe responsável pela produção do petisco, todas são feitas à mão. Um toque delicado, um paladar afiado e tempo são necessários para garantir que cada chip consiga um equilíbrio perfeito entre os vários ingredientes. “O sabor é muito escandinavo. A maioria das pessoas reconhece as batatas e cebolas, mas o que se destaca é a qualidade. Todos os ingredientes são de uma estatura que muitos nunca provaram antes. Esses chips são um excelente acompanhamento para a cerveja artesanal, ou podem simplesmente ser apreciados por conta própria”.

Recentemente, um lote de 100 batatas foi colocado à venda a um preço exorbitante de 56 dólares a caixa (R$ 178), o que equivale a 11 dólares por chip (R$ 35). Até o momento, a empresa não divulgou nada a respeito de um segundo lote, mas dado o sucesso do primeiro, que foi vendido quase que imediatamente, a possibilidade não deve ser descartada.

[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / Oddity Central ]

Jornal Ciência