Baleia encalhada na Noruega tinha 30 sacos plásticos no estômago

de Julia Moretto 0

Na Noruega, uma baleia-bicuda-de-cuvier passou a frequentar uma praia de Bergen, no mês de janeiro. Diversas tentativas de fazer o animal retornar ao fundo do mar foram realizadas, porém nenhuma teve sucesso.

 

Segundo moradores, a baleia apresentava sinais de exaustão e problemas de saúde, por esse motivo, a marinha local resolver sacrificá-la.

momento-de-sacrificio-da-baleia-doente

O animal de seis metros de comprimento foi examinado depois de morto para que os especialistas pudessem entender o que havia de errado com ele. “O estômago estava cheio de plástico. Foram encontrados cerca de 30 sacos de plástico, grandes pedaços de plástico e muitas peças pequenas de plástico”, lamentou o zoólogo e professor Terje Lislevand, da Universidade de Bergen.

baleia-morta-na-noruega-com-plastico-na-barriga

De acordo com o profissional, esse era o motivo pelo qual a baleia apresentava um comportamento estranho. Ele ainda acredita que o animal estava sentindo muita dor. “O plástico formou uma grande bola em seu estômago e o encheu completamente. Pode ser que tenha entupido o sistema”, explicou.

estomago-baleia-cheio-de-plastico-838x471

Um fato que deixou diversos especialistas surpresos é que este foi o primeiro caso registrado na Noruega. “Esse tipo de baleia está presente em todo o mundo, mas aqui é uma raridade. Eu certamente já ouvi rumores de um outro exemplar nas águas norueguesas, mas esta é provavelmente a primeira baleia-bicuda-de-cuvier encalhada neste país”.

 

Segundo ele, provavelmente o animal comeu o plástico acreditando que fossem lulas. Lislevand salienta que o plástico é um perigo para diversos animais, como baleias, aves e tartarugas. Os ossos da baleia e os plásticos serão expostos no Museu de História Natural do país, provavelmente no verão de 2019.

[ BT ] [ Fotos: Reprodução / BT ]

Jornal Ciência