Assista ao momento em que médicos retiram uma agulha de quatro centímetros da garganta de um bebê

de Merelyn Cerqueira 0

Uma menina chinesa de apenas um ano de idade, de Xi’an, província de Shaanxi, foi levada às pressas para o hospital após engolir acidentalmente uma agulha.

 

Segundo o Mail Online, após exames de raios-X, os médicos descobriram que o objeto de quatro centímetros de comprimento estava alojado em sua garganta, perfurando as amígdalas.  Assim, em um processo que foi todo registrado em vídeo, eles executaram uma endoscopia –em que um tubo fino e flexível com uma câmera em uma das extremidades é colocado dentro da garganta – para retirar o objeto. 

354F190C00000578-3642881-image-a-20_1465996160790

Esta agulha possui 4 cm de comprimento e uma extremidade está perfurando a amídala”, disse um dos médicos. “A outra extremidade está no fundo da garganta e se não for removida, pode causar hemorragia interna ou uma infecção”. Durante todo o processo, que durou apenas 30 segundos, a menina gritou e cuspiu. Contudo, segundo relatórios locais, ela passa bem.

 

Em um artigo publicado na revista BMJ Case reports, foi afirmado que casos que envolvem a deglutição de objetos estranhos é bem comum entre crianças menores de três anos de idade. Moedas e ossos estão no topo da lista dos mais engolidos.

 

Normalmente, eles são excretados de forma natural, mas existem elevados riscos, como os que envolvem objetos pontiagudos que podem perfurar órgãos.  Logo, se o objeto for grande demais para ser removido através de uma endoscopia, é necessária uma laparotomia – uma incisão feita no abdômen para remover o objeto preso ao intestino, mas que ocorre em apenas 1% dos casos.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência