As águas residuais das fábricas de drogas da Índia contêm antibióticos

de Redação Jornal Ciência 0

Os cientistas advertiram que as superbactérias “apocalípticas” que poderiam tornar inócuos certos antibióticos estão aumentando em fábricas de drogas na Índia.

Uma amostra de água em torno de fábricas na cidade de Hyderabad, no sul da Índia, continha quase um milhão de vezes o limite seguro de antibióticos. Hyderabad é uma importante área de produção para o mercado global de drogas.

Quase todas as amostras das fábricas que abastecem o NHS continham superbactérias resistentes a múltiplas drogas.

“Nós investigamos a presença ambiental de ingredientes farmacêuticos ativos e sua associação com bactérias gram-negativas em Hyderabad.” 

A falta de gestão das águas residuais pelas fábricas de fármacos leva a uma contaminação sem precedentes dos recursos hídricos com produtos farmacêuticos antimicrobianos, o que parece estar associado à seleção e disseminação de patogênicos produtores de carbapenemase.

“O desenvolvimento ea disseminação global da resistência antimicrobiana representam um grande desafio para os produtores farmacêuticos e agências reguladoras”, disseram os autores do estudo. Chief Medical Officer alertou sobre os perigos dos antibióticos se tornarem cada vez menos eficaz.

Em uma entrevista em 2015, em uma entrevista à BBC Radio 4, foi dito: “A medicina moderna, como a conhecemos – senão pararmos esse aumento de resistência –ficará ultrapassada”.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência