Arquiteto transforma antiga fábrica de cimento em mansão luxuosa

de Merelyn Cerqueira 0

Ricardo Bofill, um arquiteto espanhol, adquiriu um imóvel antigo em uma região de Barcelona, que funcionava como uma fábrica de cimento, e o transformou em uma mansão que é uma verdadeira obra de arte.

 

Chamado de La Fabrica, o imóvel foi adquirido por ele em 1973, depois de ter reconhecido o potencial da estrutura construída durante a Segunda Guerra Mundial.

LaFabrica1

O que antes era sinônimo de poluição e um marco negativo no horizonte da região catalã, é hoje uma mansão luxuosa, criativa e única. Rodeado por uma vegetação estrategicamente localizada, o imóvel basicamente tem a aparência de um castelo moderno. Sua natureza rústica, que ainda guarda alguns elementos da antiga fábrica, foi usada para dar um ar de força e beleza ao local.

LaFabrica10

LaFabrica2

O pé-direito alto do edifício é um detalhe à parte, dando aos cômodos uma aparência luxuosa, minimalista e moderna. Já no lado de fora, ele utilizou algumas áreas abertas da antiga fábrica para transformá-las em locais de deleite e descanso. O trabalho das luzes também foi pensado por Bofill, promovendo uma sensação de conforto e tranquilidade em alguns dos ambientes.

LaFabrica14

LaFabrica12

LaFabrica18

LaFabrica18

[ Fonte: Ricardo Bofill ]

[ Fotos: Reprodução / Ricardo Bofill ]

Jornal Ciência