Arqueólogos descobrem um tumor de ovário de 500 anos que desenvolveu 5 dentes

de Julia Moretto 0

Um tumor de ovário que desenvolveu dentes foi descoberto por pesquisadores ao escavar um cemitério da igreja em Lisboa, Portugal.

Este tipo de tumor, chamado teratoma, geralmente contém uma ampla gama de tecidos, como cabelo, dentes e ossos. 

O tumor foi descoberto em um cemitério na Igreja e no Convento do Carmo em Lisboa, onde 42 escavações foram realizadas entre 2010 e 2011. Acredita-se que o cemitério tenha sido usado entre o início do século 15 e 1755, quando foi gravemente danificado por um terremoto.

teratoma-2

Os pesquisadores encontraram a massa calcificada situada perto da área pélvica de uma mulher com mais de 45 anos de idade quando morreu.

O tumor, um teratoma, pode ocorrer em qualquer idade, mas a época mais comum de detecção é durante a gravidez, com idade média de 30 anos. Esses tumores podem fazer com que o ovário torça e restrinja o suprimento de sangue. Quanto maior o tumor, maior o risco de explosão em massa e de derramamento de conteúdo, o que pode causar problemas de adesão do ovário e dor.

teratoma-1

De acordo com a MedicineNet, embora a maioria desses tumores seja benigna – cerca de 98% – 2%deles se tornam cancerosos. 

Depois de limpar cuidadosamente, eles descobriram que as superfícies externa e interna da massa eram irregulares, indicando a formação óssea desorganizada. Quatro dos cinco dentes descobertos no tumor pareciam semelhantes aos molares humanos, com o quinto dente parecido com um canino.

teratoma-4

Os pesquisadores, liderados pela professora Sofia Wasterlain, da Universidade de Coimbra em Portugal, também consideraram outras explicações para a massa calcificada. Eles pensaram que poderia ser um feto morto que se tornou calcificado dentro da mãe ou uma gravidez ectópica, quando um óvulo fertilizado se desenvolve fora do útero, geralmente na trompa uterina. 

No entanto, com base em sua análise, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a massa de ovário calcificada era um teratoma.Embora os pesquisadores não tenham certeza se o tumor era benigno ou maligno, o esqueleto não mostrou alterações ósseas relacionadas à presença do teratoma.

Eles escreveram em seu estudo que não é possível saber se o teratoma teve efeito sobre a vida da mulher, mas como o cadáver foi coberto de lima no momento da morte, uma doença infecciosa poderia ter sido a causa da morte. 

Os pesquisadores dizem que é importante estudar tumores da antiguidade devido à crescente importância do câncer hoje. Alguns tipos de tumores considerados característicos das sociedades modernas também são encontrados em populações passadas. Este caso de teratoma se junta aos apenas outros três casos descritos na literatura arqueológica.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail 

Jornal Ciência