Arqueólogos descobrem mais de 60 estátuas enterradas em templo egípcio

de Otto Valverde 0

Arqueólogos alemães em missões de pesquisa no Egito descobriram mais de 60 estátuas preservadas de uma deusa guerreira conhecida como Sekhmet, no templo de Amenhotep III, próximo a Luxor, antiga cidade de Tebas.

 

As esculturas, que têm corpo feminino e cabeça de leão, teriam sido enterradas ali há milhares de anos com o objetivo de proteger os governantes de todo e qualquer mal. As 66 estátuas,descobertas por arqueólogos liderados pela Dr.ª Hourig Sourouzian, mostram a deusa em posições sentadas e em pé, segurando um cetro representando uma flor de papiro, símbolo da vida. Elas foram descobertas durante trabalhos de restauração no antigo templo funerário de Amenhotep III.

archaeological_mission_in_Egypt2

De acordo com a mitologia egípcia, Sekhmet era uma deusa poderosa e por isso, o faraó teria pedido a seus funcionários que providenciassem estátuas de sua imagem para proteger seu templo de todos os perigos. Cada uma das 66 estátuas, que possuem cerca de 3.300 anos de idade, é feita de diorito, uma forma de rocha granítica popular à época para construir templos, de acordo com os arqueólogos. Elas conseguiram resistir ao tempo, bem como a um terremoto devastador que destruiu todo o templo.

 archaeological_mission_in_Egypt3

Embora mais de 60 tenham sido encontradas, apenas três estavam completas, com 1,9 metro de altura, meio metro de largura e enterradas a um metro de profundidade. Cada estátua é uma obra-prima, combinando a cabeça de um leão com o corpo de uma mulher usando uma peruca tripartida e um longo vestido apertado”, disseram os pesquisadores.

 

Junto às estátuas, eles também encontraram uma grande escultura de Amenhotep III, que pode ter governado o Egito em meados do século 13 a.C., embora esta estivesse sem cabeça. A descoberta foi considerada como de grande valor técnico, científico e arqueológico. E agora, a equipe está trabalhando para restaurar todas as peças da coleção, que serão devolvidas às suas devidas localizações originais quando finalizadas.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência