Basicamente, Aradia é tida como a filha da deusa Diana, que teria sido enviada pela mãe à Terra para ensinar os conceitos da bruxaria para pessoas pobres e oprimidas, como uma forma de ajudar em causas sociais. Logo, ela era tida como uma espécie de figura messiânica.

O escritor e folclorista britânico, Charles Godfrey Leland, estava na cidade de Toscana, na Itália, quando conheceu uma misteriosa mulher chamada Maddalena Talenti. Ela havia lhe dito que pertencia a uma antiga linhagem de bruxas que viveram ali desde o tempo dos etruscos.

Maddalena lhe entregou um manuscrito, chamado de “Vangelo”, que continha, rituais e crenças nos quais sua fé era baseada: a “antiga religião das bruxas”. Leland, por sua vez, traduziu, acrescentou informações e publicou o famoso livro “Aradia: O Evangelho das Bruxas”.

O livro, que conta com prefácio e apêndice, é composto por 15 capítulos que falam sobre rituais, feitiços e histórias relacionadas à bruxaria, magia e ocultismo – a base de uma religião oposta ao catolicismo.

No capítulo inicial, o livro conta como Aradia ensinava a prática da bruxaria aos seus primeiros discípulos: escravos que haviam conseguido escapar dos domínios de seus senhores para se tornarem ladrões, e que perseguiam seus opressores. Depois, o evangelho conta mais sobre a relação da filha da deusa com seu irmão Caim, ensina como fazer feitiços, encantamentos e rituais coven (coventículo) – um deles inclui a invocação de Diana a partir de uma pedra que deveria ser encontrada por acaso.

Alguns historiadores têm dúvidas sobre a veracidade do manuscrito. O original, que foi escrito na caligrafia da própria Maddalena Talenti, pode ter sido uma transcrição de uma versão mais antiga, ou, talvez seja apenas uma falsificação.

Quando publicado, o livro lançou as bases para a religião neopagã aprofundar suas raízes na tradição medieval relacionada à bruxaria. Enquanto que na década de 50-60 o manuscrito editado voltou a influenciar seguidores do neopaganismo, atualmente ele não é mais tão usado.

[ Foto: Reprodução / Crysco Photography ]

Jornal Ciência