Após fazer força para assoar o nariz, olho de paciente fica do tamanho de bola de golfe

de Bruno Rizzato 0

O olho de uma mulher cresceu até o tamanho de uma bola de golfe após ela assoar o nariz com muita força. Os médicos disseram que, se não tratado, tal ferimento poderia causar cegueira por conta da pressão acumulada no olho, danificando o nervo óptico.

A mulher não identificada, de 32 anos, chegou ao setor de emergência do Leicester Royal Infirmary University Hospital, afirmando ter feito força demais ao assoar o nariz, quatro horas antes, até perceber que sua pálpebra direita inchou. O inchaço ficou progressivamente pior e começou a doer um pouco, disseram os médicos em um relatório.

olho-fica-esbugalhado-apos-assoar-o-nariz_01

Depois de descartar a incidência de febre, sinusite e lesões corporais, os médicos realizaram uma série de exames, que revelou que ela teve um “enfisema orbital”, ou seja, um inchaço que ocorre quando o ar é forçado a entrar nos tecidos moles em torno do olho. Em casos graves, a doença pode causar cegueira, pois a pressão pode acumular-se no olho, provocando uma perda de sangue do nervo óptico.

Exames revelaram que ela também teve uma fratura no osso de seu nariz, embora a paciente fosse incapaz de se lembrar de um acontecimento que possa ter causado isso. Os médicos disseram que não estava claro se o osso quebrado foi o resultado da forte pressão ou um achado acidental.

No entanto, eles foram surpreendidos por conta de seu inchaço, pois o enfisema orbital, geralmente, só é visto em pacientes que sofreram um golpe no rosto. Escrevendo na revista BMJ Case Reports, os médicos disseram: “Embora o enfisema orbital seja geralmente associado com um trauma, neste caso destaca uma causa espontânea devido a um forte sopro realizado no nariz, enquanto ele era assoado. Uma fratura espontânea do osso nasal nunca foi previamente relatada na literatura médica”.

olho-fica-esbugalhado-apos-assoar-o-nariz_02

Outros casos de inchaço têm sido relatados quando as pessoas vão ao dentista, especialmente quando ferramentas de ar são utilizadas. Raramente, a condição é vista depois que as pessoas realizam a manobra de Valsalva – fechar a boca e o nariz e expirar para limpar um bloqueio das vias aéreas – ou após espirrar e assoar o nariz.

Como os testes mostraram que a visão da mulher não foi afetada e seu nervo óptico não estava sendo comprimido, ela foi tratada com antibióticos. Os médicos disseram que o inchaço geralmente diminui após um período de até duas semanas.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / BMJ ]

Jornal Ciência