Após 26 anos, buraco negro gigante volta à atividade

de Gustavo Teixera 0

Depois de 26 anos, um buraco negro gigante finalmente despertou no espaço, e suas rajadas de energia puderam ser detectados da Terra. Apesar de parecer assustador, não se preocupe: esse buraco negro já é conhecido pela comunidade científica.

Desde quando voltou à atividade, cientistas, especialistas e pesquisadores tentam detectar as últimas explosões de energia dele em várias frequências, de diferentes lugares do mundo.

Astrônomos já haviam detectado uma explosão de raio-X em 15 de junho de 2015, num lugar conhecido como V404 Cygni – sistema contendo um buraco negro e uma estrela em órbita. O V404 Cygni está localizado dentro da Via Láctea, a cerca de 8.000 anos-luz da Terra, na constelação de cisnes, Cygnus. A última vez que o V404 Cygni deu sinal de vida em forma de raios-X foi em 1989, há 26 anos. Portanto, esse sinal de rajadas mais recentes foi comemorado por muitos astrônomos, mostrando que astrofísica progrediu nos últimos 26 anos.

“A comunidade não poderia estar mais emocionada: muitos de nós ainda não eram astrônomos profissionais na época, e os instrumentos e instalações disponíveis na época não podem se comparar com a frota de telescópios espaciais”, disse Erik Kuulkers, cientista da Agência Espacial Europeia (ESA).

Identificar rajadas de raio-X no  não acontece todo dia, então, como o V404 Cygni emite sua explosão de raios-X? Eventualmente, a estrela fica muito próxima do buraco negro e a atração gravitacional puxa algumas camadas externas da matéria da estrela, criando redemoinhos no disco em torno do buraco negro, que absorve energia e consequentemente se aquece, fazendo com que se liberem raios de luz contendo muita energia. 

“O comportamento desta fonte é extraordinário, com repetidos flashes brilhantes de luz em escalas de tempo menores que uma hora, algo raramente visto em outros sistemas de buraco negro”, finalizou Kuulkers. É sem dúvida um evento raríssimo de nosso Universo, proporcionando um “show” de luminosidade no espaço sideral. Como o buraco negro não é prejudicial para o nosso sistema, tomara que ele acorde mais vezes, para astrônomos e cientistas poderem se deleitar com essas rajadas de raios-X e aprofundar os conhecimentos no campo da Astrofísica. 

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência