Animal quase explode após ser resgatado com gravíssima “Síndrome do Balão”

de Merelyn Cerqueira 0

Um porco-espinho extremamente inflado, com o tamanho de uma bola de praia, foi encontrado vagando pelas ruas de Doncaster, South Yorkshire, na Inglaterra.

O animal, que estava pesando cerca de um quilo, foi levado para um centro de proteção, onde foi diagnosticado com um caso grave de “Síndrome do Balão”, de acordo com informações do Metro News.

animal-quase-explode_1

O porco-espinho aparentemente fugiu de um caminhão que o transportava a um matadouro. Segundo Sandra Dransfield, inspetora da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), ele está sendo tratado em um centro específico para animais debilitados.

“É o pior caso de Síndrome do Balão que eu já vi”, disse ela. “Esse pobre ouriço estava quase o dobro de seu tamanho natural, literalmente explodindo como uma bola de praia”.

A síndrome, oficialmente conhecida como enfisema subcutâneo generalizado, provoca o inchaço e estica a pele do animal, a ponto de que este pareça estar o dobro de seu tamanho natural e seja incapaz de tocar o solo com as patas.

As causas podem estar relacionadas a um dano no sistema respiratório ou pela produção excessiva de gás por um ferimento aberto e infeccionado. O tratamento, por outro lado, consiste na retirada desse ar com a ajuda de uma seringa ou válvula, o que pode levar dias.

Fonte: Metro Fotos: Reprodução / Metro

Jornal Ciência