Alucinações são muito mais comuns do que acreditamos

de Otto Valverde 0

Novas pesquisas descobriram que as alucinações são muito mais comuns do que a maioria das pessoas acredita. Um estudo que analisou mais de 7.400 pessoas no Reino Unido descobriu que 4,3% dos participantes sofreram alucinações visuais ou auditivas – isto incluiu pessoas com e sem problemas de saúde mental.

 

De acordo com o pesquisador Ian Kelleher, do Royal College of Surgeons, na Irlanda, há uma ideia geral na Psiquiatria de que as alucinações são uma característica da psicose. “Mas quando olhamos as doenças de saúde mental, descobrimos que as alucinações são sintomas que ocorrem em uma ampla gama de distúrbios de saúde mental, como depressão ou ansiedade“. Geralmente, quando falamos sobre problemas de saúde mental, há uma divisão entre os distúrbios psicóticos, tais como transtorno de personalidade e esquizofrenia, e transtornos não psicóticos, incluindo depressão e ansiedade.

 

A equipe examinou os dados da pesquisa de 2007 sobre a Morbidade Psiquiátrica de Adultos, que incluíam estudos sobre o estado de saúde mental de 7.403 pessoas na Inglaterra com mais de 16 anos. Como seria de esperar, muitos desses participantes tinham sido diagnosticados com uma condição de saúde mental. Mas a equipe queria descobrir se as alucinações eram mais comuns entre as pessoas com transtornos psicóticos em comparação com as não psicóticas.

 

Para fazer isso, os pesquisadores analisaram o número de pessoas com transtorno de personalidade que relatou ver ou ouvir coisas, em comparação com o número de participantes com depressão ou ansiedade não psicóticas. Os resultados mostraram que as alucinações não foram significativamente mais prevalentes em indivíduos com transtorno de personalidade limítrofe – 13,7% – do que naqueles com transtorno mental não psicótico – 12,6%. 

 

Além disso, mais de 4% de todos os entrevistados relataram ouvir ou ver coisas que outros não poderiam – incluindo os nunca diagnosticados com problemas de saúde mental. Com base nos resultados, a equipe sugere que as alucinações não são exclusivamente sintomas de psicose e não devem ser estigmatizadas. “As alucinações são mais comuns do que as pessoas percebem, podem ser experiências assustadoras e poucas pessoas falam abertamente sobre isso”, disse Kelleher.

 

De acordo com um estudo muito maior publicado em 2015, que analisou dados sobre mais de 31.000 pessoas de 19 países, os resultados são semelhantes. Cerca de 5% da população em geral relatou experimentar alucinações. Nós costumávamos pensar que somente pessoas com psicose ouviam vozes ou tinham delírios, mas agora sabemos que pessoas saudáveis ​​e de alto funcionamento também relatam essas experiências”, disse o pesquisador John McGrath, do Queensland Brain Institute, na Austrália. A pesquisa foi publicada no British Journal of Psychiatry.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência