Altruísmo pode ser a chave para conquista

de Julia Moretto 0

casal-feliz_01

Muitas pessoas acreditam que quando não é a beleza o fator de atração mais importante na hora de conquistar uma mulher, certamente o senso de humor será.

 

Porém um estudo mostra que o altruísmo pode ser considerado uma característica importante para atrair as mulheres que procuram um relacionamento.

dia-do-voluntario_01

De acordo com uma pesquisa publicada pelo British Journal of Psychology, homens altruístas também são os que mais fazem sexo. Os cientistas perguntaram para os homens canadenses quantas boas ações eles realizaram – como colaborar com uma instituição ou até mesmo ajudar alguém a tirar a neve do carro. Após isso, os voluntários responderam quantas vezes eles tiveram relações sexuais e o número de parceiras.

 

O resultado foi que os homens mais altruístas faziam mais sexo e tinham mais parceiras. Os homens caridosos já comprometidos também eram mais propensos a ter tido relação sexual nos últimos 30 dias.  A segunda parte do estudo consistia em perguntar para universitários se eles gostariam de doar dinheiro para ajudar instituições carentes. Os que doaram também eram os que mais tinham relações sexuais e mais parceiras ao longo da vida.

 

Altruísmo é a nova fórmula do sucesso?

 Outro estudo publicado na revista Evolutionary Psychology, mostrou a 202 mulheres, homens diferentes para serem escolhidos por elas. As combinações e as opções de atração eram feitas de acordo com as boas ações deles. As voluntárias escolheram os homens egoístas, mas atraentes para um caso de uma noite. Já os altruístas, atraentes ou não, era os escolhidos para um relacionamento duradouro.

 

Um estudo realizado em 2013, concluiu que as mulheres escolhem homens altruístas pensando na possibilidade de serem bons pais. Elas também relataram que o altruísmo é importante em um relacionamento a curto prazo, porém essencial a um de longo prazo. Um novo estudo Publicado na Social Psychological and Personality Science, em julho de 2015, analisou as respostas de alemães sobre o tema. As pessoas solteiras que diziam fazer boas ações tinham mais chances de estar em um relacionamento no ano seguinte. Eles também encontraram suas parceiras com mais facilidade do que os que não eram altruístas.  

Outros fatores

Porém, outras características são importantes. Segundo pesquisadores, o humor é fundamental para as mulheres, já que está associado com a inteligência. Além disso, o senso de humor é um bom indicador de atividade sexual. Porém, quando o assunto é a manutenção de um relacionamento longo, os cientistas concluem que o altruísmo seja uma característica fundamental.

 

Controvérsias

Os psicólogos ainda não analisaram o humor versus o altruísmo, mas é importante salientar que nem sempre as pessoas respondem os questionários sinceramente – principalmente quando se trata de caridade e sexo. Por esse motivo, não é possível afirmar com certeza que o altruísmo é o que mais atrai as mulheres. Pode acontecer de haver outros traços associados com altruísmo, ou um homem ser atraente por outras razões e coincidentemente ser altruísta. Mas, devido ao grande número de pesquisas, é fato que o altruísmo traz grandes benefícios.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay / Wikimedia ]