Alimentos orgânicos podem não ser tão “diferentes” quanto você imagina

de Julia Moretto 0

Atualmente, diversos profissionais recomendam uma alimentação orgânica para garantir uma saúde melhor. Mas será que o alimento orgânico é realmente benéfico para você e a natureza? Eles seriam apenas uma farsa com preços mais elevados? O pessoal do AsapSCIENCE preparou um vídeo para responder essa questão.

Para começar, as pessoas compram comida orgânica devido ao fato de seu cultivo – ou os ingredientes de sua composição – não envolver o uso de fertilizantes ou pesticidas. Mas isso não é totalmente verdade. Por definição, os alimentos orgânicos só devem evitar fertilizantes e pesticidas sintéticos – eles ainda podem ser pulverizados, apenas evitam quaisquer produtos químicos feitos pelo homem.

Há mais de 20 produtos químicos aprovados para uso orgânico nos EUA. Todos eles são derivados de fontes naturais, e há algumas evidências que mostram que estes pesticidas naturais podem ser piores para a saúde e o Meio Ambiente do que os sintéticos. Outro ponto a ser analisado é que muitos alimentos rotulados não são 100% orgânicos. Para receber essa categorização, o produto só precisa conter 95 por cento de ingredientes orgânicos.

Mas, por que os produtos orgânicos são melhores para o Meio Ambiente? Bem, essa não é uma verdade absoluta. De acordo com a AsapSCIENCE, uma análise realizada em 2012 constatou que o rendimento das culturas orgânicas é em média 25 por cento mais baixo nos EUA do que o das culturas convencionais, embora isso varie entre as culturas.

Basicamente, isso significa que o cultivo orgânico requer cerca de um quarto a mais de terra do que o cultivo convencional para produzir a mesma quantidade.

Porém, a agricultura mais consciente envolve algumas práticas que são melhores para o Meio Ambiente, tais como a rotação de culturas e plantio misto, que são muito melhores para o solo. Em uma recente revisão de 237 estudos não foi encontrada nenhuma evidência de que frutas e legumes orgânicos sejam mais nutritivos.

Mas, é difícil de obter estudos sobre dietas orgânicas: os estudos que existem sobre o tema apresentam níveis elevados de alguns nutrientes benéficos, embora não sejam estatisticamente significativos. Dessa forma, não há nenhuma evidência de que comer apenas alimentos orgânicos seja melhor para você ou para o planeta. Confira o vídeo:

[ Fonte: Science Alert ]

[ Foto: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência