Algo impressionante acontece quando você coloca gelo na nuca

de Merelyn Cerqueira 0

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que ajuda a manter a saúde e equilíbrio corporal.

Segundo a medicina tradicional há um ponto em nosso corpo, chamado Feng Fu, que quando estimulado promove um bem-estar geral. Ele está localizado na parte de trás da cabeça, na base do crânio e parte superior do pescoço.

Sugere-se então que aplicar gelo nessa região ajuda a restaurar o equilíbrio fisiológico natural do corpo. Embora não trate diretamente nenhuma doença, o método ajuda a liberar endorfinas e bloquear a sensação de dor, segundo informações do Diário de Biologia.

Na perspectiva médica ocidental, o Feng Fu está localizado na raiz nervosa C1 e C2 da coluna, que contém nervos que controlam o suprimento de sangue para a cabeça, bem como a glândula pituitária, olhos, seios paranasais e sistema nervoso simpático.

A glândula pituitária por si só regula grande parte dos hormônios e é uma parte importante do sistema endócrino, uma vez que é responsável pela liberação de endorfinas.

As endorfinas não apenas causam bem-estar como também ajudam a bloquear a dor, inclusive a crônica. Elas funcionam como morfinas naturais, bloqueando a transmissão de impulsos entre os neurônios.

“Congelando” o Feng Fu

Segundo a especialista em bem-estar, Kathleen Unger, o ideal é “congelar” o ponto duas vezes ao dia, uma primeira no início da manhã (em jejum) e a segunda antes de dormir. A acupressão deve ser feita por cerca de 20 minutos.

O gelo deve ser colocado no ponto por meio de lenço, bolsa de gelo ou diretamente, enquanto você estiver deitado de bruços ou sentado. Alterne pressionando e retirando, para evitar que a pele seja queimada ou qualquer outro tipo de desconforto.

Repita o procedimento regularmente, fazendo uma pausa a cada 2 ou 3 dias. Você sentirá alívio nas dores de cabeça, dentes e articulações. A técnica também pode ser benéfica para os hipertensos, bem como ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo e melhora o humor e noites de sono.

Na China, o ponto tem sido explorado como tratamento alternativo para a depressão, doenças respiratórias e sintomas pré-menstruais.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência