Água morna ou gelada com limão realmente emagrece? Descubra!

de Merelyn Cerqueira 0

São muitas as dietas que incentivam o consumo de água morna ou gelada com limão para ajudar no processo de emagrecimento. Enquanto algumas aconselham que a mistura seja bebida antes do café da manhã, outras sugerem que isso seja feito durante a noite.

 

A promessa é auxiliar a digestão, promovendo uma desintoxicação do fígado e, consequentemente, o emagrecimento. Mas, será que isso é realmente verdade?

Os benefícios do limão já foram discutidos e confirmados por meio de inúmeros estudos. Um em particular, publicado no periódico Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, descobriu que os polifenois presentes na casca do limão impediram ratos de acumular gordura excessiva corporal por um período de 12 semanas.

> Não consegue emagrecer? O problema pode estar em seu metabolismo

Para o estudo, foram considerados dois grupos de ratos, que iniciaram uma dieta igualmente rica em gorduras. Enquanto o primeiro foi exposto por um período de 12 semanas aos polifenois presentes na casca do limão, o outro manteve a dieta sem o limão.

 

O experimento revelou que o grupo que não tomou o extrato do limão ganhou peso corporal e acúmulo de gorduras, bem como desenvolveu hiperlipidemia (altos níveis de gordura no sangue) e hiperglicemia (taxa alta de glicose). Por outro lado, o outro grupo teve taxas significativamente mais baixas dos mesmos índices graças aos polifenois do limão.

 

Isso mostra que o limão pode ser um aliado no controle de peso, desde que acompanhado de uma dieta saudável.

> Veja como fazer suco antiansiedade que ajuda a emagrecer

De manhã ou antes de dormir?

De acordo com a nutricionista portuguesa Lilian Barros, do Hospital Lusíadas Albufeira, tomar um copo de água com limão antes de dormir ajuda a equilibrar o pH do organismo, auxilia a digestão e promovem o bom funcionamento gastrointestinal – ao contrário do que muitos especialistas dizem, afirmando que o limão deixaria o estômago ainda mais ácido. Neste caso, ela recomenda que a água seja consumida morna.

 

Já a nutricionista Erin Palinski, autora do livro Belly Fat Diet for Dummies, o limão deve ser consumido com água gelada pela manhã ou antes das refeições. Segundo ela, é importante que a água esteja gelada para ajudar a aumentar o metabolismo, uma vez que ele precisa aquecê-la para que seja igualada a temperatura do corpo. O ideal é tomar a mistura cerca de 10 minutos antes de fazer uma refeição.

LEIA MAIS!

> Não consegue emagrecer? O problema pode estar em seu metabolismo

> Veja como fazer suco antiansiedade que ajuda a emagrecer

Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition ] [ Fotos: Reprodução / Youtube ]

deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!