Adolescentes que fumam maconha 2x por semana têm risco aumentado de transtorno bipolar na vida adulta, diz estudo

de Merelyn Cerqueira 0

maconha

Pesquisadores descobriram que adolescentes que consomem maconha de 2-3 vezes por semana correm um risco aumentado de desenvolver hipomania na vida adulta.

 

Tal condição, definida por um período de ânimo elevado, existe dentro do transtorno bipolar, e vem acompanhada de outros sintomas como irritabilidade, ego inflado, senso irrealista de superioridade, discurso frenético e uma necessidade reduzida de dormir, segundo informações do Daily Mail. 

 

O estudo, que foi o primeiro do tipo, verificou que pessoas que usaram Cannabis sativa de duas a três semanas durante a fase dos 17 anos, mostraram-se mais propensas a experimentarem a bipolaridade nos 20 anos seguintes.

O consumo de cannabis na adolescência pode ser um fator de risco independente para a hipomania futura, e a natureza da associação sugere um potencial vínculo causal“, disse o autor principal do estudo, Dr. Steven Marwaha, da Warwick Medical School.

 

Para o estudo, os pesquisadores analisaram 3.370 mulheres de um estudo anterior, que usavam maconha desde os 17 anos de idade. Elas foram questionadas sobre uso de medicamentos e, se afirmativo, a frequência de uso em um período de 12 meses. Entre os 22 e 23 anos, as participantes completaram um questionário que investigada suas experiências em vida, sintomas maníacos, emoções, pensamentos e comportamentos quando em efeito da droga.

 

O uso de cannabis em jovens é comum e associado a distúrbios psiquiátricos”, disse Dr. Marwaha. “Contudo, a ligação prospectiva entre o consumo e os sintomas do transtorno bipolar raramente foi investigada”. Marwaha acrescentou que o estudo em questão, publicado na revista Schizophrenia Bulletin, pode ser útil na prevenção da hipomania.

O que é a hipomania?  

A hipomania é definida como uma alteração de humor semelhante à mania, mas com menor intensidade, e que ocorre dentro do distúrbio bipolar. Os indivíduos nesta situação costumam-se sentir enérgicos, com uma necessidade reduzida de sono, cheios de libido, ego inflado, senso de superioridade irrealista e discurso frenético. Basicamente, trata-se de um bom humor persistente e ininterrupto, que pode durar entre quatro dias ou meses.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]