Adolescente indiano realiza cirurgia para combater caso raro de encefalocele

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecido apenas como Manikandan, o jovem de 13 anos foi submetido a uma vida isolada devido à condição médica rara chamada encefalocele.

Isso fez com que parte de seu cérebro se movesse para fora do crânio. Além disso, a condição obstruiu sua visão e o deixou deformado.

Sua família implorou ajuda do governo e, recentemente, ele realizou uma operação para remover a esfera da matéria cerebral. Uma equipe de cirurgiões de 10 pessoas no Amrita Institute of Medical Sciences removeu a deformidade durante um procedimento de 11 horas.

adolescente-indiano

“Nós pertencemos à tribo Marasar e trabalhamos em uma plantação. Tenho cinco filhos, que são todos normais e saudáveis, exceto Manikandan, que nasceu com um inchaço no nariz que continuava crescendo. Por causa da enorme deformidade em seu rosto, ele nunca foi à escola ou se misturou com outros, enquanto as pessoas costumavam zombar de sua aparência”, disse o pai, Selvan, que ganha apenas o suficiente para sobreviver.

adolescente-indiano_1

Segundo Selvan, o menino está ansioso para voltar para casa, começar a escola e fazer amigos. “Agradeço aos médicos do Hospital Amrita do fundo do meu coração por nos permitir levar uma vida normal”.

adolescente-indiano_2

O encéfalo de Manikandan era tão grande, que tinha empurrado o osso do olho direito para fora. Dr. Subramania Iyer, que liderou a equipe de médicos durante a operação, disse que a cirurgia foi muito complexa.

adolescente-indiano_3

A remoção da deformidade tinha deixado um defeito no crânio, por isso ele precisou ser reconstruído. “Tivemos que reposicionar os focos dos olhos do paciente para remover a deformidade no olho direito, e o nariz também foi remodelado”, disse o Dr. Iyer.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência