Acupuntura realmente funciona ou é apenas um efeito placebo?

de Merelyn Cerqueira 0

Estudos já mostraram que a Osteoartrite pode ser aliviada pela terapia de acupuntura.

Bem como, um estudo escandinavo informou que cerca de 25% dos pacientes que passariam por cirurgias no joelho, cancelaram os planos após terem conseguido melhora a partir das agulhas. Ainda, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o método para mais de 40 condições, incluindo asma e náuseas causadas pela quimioterapia. Logo, não é imprudente considerá-la como uma forma eficaz de tratamento, segundo informações da LiveScience.

Yin e Yang

Na China, até o século 3 a.C., haviam arquitetado um sistema médico que se baseavam em “qi” (pronuncia-se “tchi”), um conceito de energia vital que, segundo o que se sabe, fluía por todo o corpo. Tal sistema era considerado o regulador do equilíbrio físico, espiritual, emocional e mental de um indivíduo.

Para os defensores da Medicina Tradicional Chinesa, qi é afetado pela energia negativa “yin” e a versão positiva, chamada de “yang”. Assim, quando o fluxo de qi é interrompido, yin e yang entram em desequilíbrio, o que leva à formação de dores e doenças. Tratamentos integrantes deste antigo sistema são feitos à base de terapias herbais e nutricionais, bem como exercícios físicos restauradores, meditação, massagem corretiva e acupuntura.

Como funciona a acupuntura?

O método consiste em corrigir esse fluxo de qi a partir do uso de agulhas de metal que são inseridas metodicamente na pele por mais de 2.000 “acupontos”, ao longo de vias conhecidas como “meridianos”. Acredita-se que existam 12 meridianos principais e 8 secundários. Tais pontos podem ser estimulados com ervas aquecidas, ímãs, correntes elétricas leves, pressão manual, laser de baixa frequência e até mesmo picadas de abelha.

Na maioria das vezes, os pacientes sentem pouca ou nenhuma dor no momento em que as agulhas são inseridas. Alguns deles ainda são energizados pelo tratamento, enquanto outros se sentem relaxados. São relativamente poucas as complicações relatadas ao Food and Drug Administration (FDA). A esterilização inadequada e administração imprópria podem causar complicações, envolvendo infecções ou perfurações de órgãos.

A Ciência ocidental de fato não sabe como a acupuntura funciona. Estudos mostraram que a estimulação de certos pontos pode causar respostas biológicas positivas. Por exemplo, como estímulos que liberam endorfinas analgésicas naturais do corpo. Agora, se você estiver interessado no tratamento, é recomendável que pergunte primeiro ao seu médico sobre o assunto, que pode indicá-lo o profissional mais adequado. Ainda, cada vez mais especialistas, incluindo neurologistas, anestesistas e de medicina física, estão sendo treinados para realizar o procedimento.

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução / Medicine Net ]

Jornal Ciência